Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Quadros, Claudemir de"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Gestão democrática da educação: participação e cidadania
(2010-12-11)Este trabalho discute a importância da Gestão Democrática da Educação como forma de promover a construção da autonomia e cidadania. Foi realizado através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso para aprofundar melhor ... -
Bibliotecas em transformação: estudo de usuários do Sistema de Bibliotecas da UFSM
(2019-06-07)Por meio deste trabalho, vinculado ao curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, buscou-se analisar as percepções dos usuários das bibliotecas da Universidade ... -
Coordenador pedagógico numa perspectiva democrática
(2011-09-17)A Coordenação Pedagógica constitui-se no trabalho de um profissional que tem o comprometimento com os demais segmentos da escola de direcionar as atividades desenvolvidas dentro da escola de forma que se efetive a qualidade ... -
Formação de educação ambiental para gestores educacionais nas unidades escolares da rede estadual de Palmas - TO
(2010-07-30)Essa pesquisa teve como objetivo verificar, de forma qualitativa, o perfil da Educação Ambiental aplicada nas unidades escolares da rede pública da região central de Palmas, capital do estado do Tocantins. Acreditamos ... -
Gestão escolar e laicidade na escola pública: um estudo de caso
(2011-09-17)Nos estados democráticos modernos é proclamada, desde o início do século XX, a separação entre Igreja e Estado, assegurando-se o princípio de laicidade juntamente com as garantias de liberdade de expressão, de consciência ... -
A construção coletiva do projeto político pedagógico na gestão escolar democrática numa escola de educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2011-09-17)Este trabalho constitui-se de uma pesquisa que trata do tema da gestão escolar democrática. Nesse sentido, apresenta as diretrizes políticas para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), conforme previsto pela ... -
Percepções da gestão acerca da interdisciplinaridade em escolas no município de Caçapava do Sul/RS
(2011-12-15)Este trabalho apresenta um estudo realizado no ano de 2011, em escolas municipais e estaduais da rede de ensino de Caçapava do Sul/RS. Com o objetivo de buscar entendimento acerca dos desafios do gestor escolar nas ... -
Do bacharelado a docência: percepções dos egressos do PEG/UFSM quanto a atuação profissional docente
(2017-07-18)Esta pesquisa se insere na linha de Políticas Públicas e Gestão vinculada ao curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e consistiu em analisar as percepções dos egressos do Programa Especial ... -
Ensino híbrido: possíveis contribuições para a qualificação do ensino de história no ensino médio
(2016-09-30)Este trabalho tem como finalidade investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuem para a qualificação do ensino-aprendizagem de história no Ensino Médio. Inicialmente, foi feita uma abordagem ... -
Gestão educacional democrática do Programa Conexões de Saberes, na Universidade Federal de Tocantins
(2010-12-11)O presente trabalho visa apresentar a gestão educacional democrática do Programa Conexões de Saberes, pontuar a forma de ensino realizada na Universidade Federal do Tocantins. E os resultados existente neste processo que ... -
Formação docente continuada: inclusão de alunos autistas em escola de educação infantil de Santa Maria, RS
(2011-09-17)Este trabalho baseia-se na importância da formação docente continuada para a inclusão de alunos autistas em escola de educação infantil do município de Santa Maria, RS. O estudo está dividido em capítulos, sendo que no ... -
Narrativas docentes sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: análise do discurso do sujeito coletivo numa escola municipal de Santa Maria/RS
(2023-05-12)A dissertação intitulada “Narrativas docentes sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: análise do discurso do sujeito coletivo em uma escola municipal de Santa Maria/RS”, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em ...