Experiências e compreensões da docência com professoras de educação infantil pública de Santa Maria/RS
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Data
2022-01-19Primeiro membro da banca
Cardonetti, Vivien Kelling
Segundo membro da banca
Lima, Graziela Escandiel de
Terceiro membro da banca
Correa, Aruna Noal
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal investigar a respeito das compreensões sobre a docência com crianças de um grupo de professoras atuantes em Educação Infantil de Santa Maria-RS. A presente pesquisa está ancorada na compreensão de que as Políticas Públicas Educacionais orientam a Educação Infantil como um todo, então, diante disso, procurou-se entender o que determinavam as diferentes práticas educativas, em contextos de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). A longo da pesquisa foram utilizadas metáforas a fim de representar os movimentos da pesquisa. Esta pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, sendo considerada de natureza aplicada e implicada, por estar atrelada a Rede Pública Municipal de Santa Maria, contexto de trabalho da pesquisadora. A coleta de dados foi realizada com cinco professoras que atuam na Educação Infantil, um EMEI e três EMEFs, de entrevistas individuais e três encontros, na modalidade grupo focal. Para efeitos de análise, foram aplicadas técnicas de análise de conteúdo a partir dos registros das falas dessas reuniões. A partir dos dados coletados, foi possível perceber que as docências em Educação Infantil são compostas por um conjunto multifatorial, englobando tanto as culturas institucionais quanto a de pares, somadas a motivação pessoal. Contudo, percebeu-se que a autonomia profissional docente é relativa, pois está ligada a relações e equilíbrios entre poderes e da convivência humana. Em detrimento disso, propõe-se como produto, um grupo dialógico, com encontros bimestrais, entre os participantes da pesquisa, a fim de fortalecer e dar continuidade ao processo reflexivo iniciado nas reuniões de coleta de dados, compartilhando experiências e saberes de forma colaborativa.
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