Evasão na Universidade Aberta do Brasil: o caso da Universidade Federal de Santa Maria
View/ Open
Date
2021-08-30Primeiro membro da banca
Vieira, Kelmara Mendes
Segundo membro da banca
Ferraz, Rafael Camargo
Metadata
Show full item recordAbstract
O ensino a distância se caracteriza pela flexibilidade do horário de estudo, a não necessidade de comparecimento às tradicionais salas de aula e o alcance a longas distâncias. Características essas que vêm fazendo com que essa modalidade de ensino se expanda continuamente; entretanto, na mesma direção, problemas como a evasão vêm acompanhando essa evolução. Baseado nessa discussão, o estudo analisou quais os determinantes da evasão dos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a finalidade de propiciar à instituição a possibilidade de trabalhar com políticas de gestão e pedagógicas de maneira a reter o aluno até a conclusão do curso. Metodologicamente, o estudo é considerado de abordagem mista, pois apresenta tanto características quantitativas – ao trabalhar com os dados obtidos por pesquisa online enviada aos evadidos – quanto qualitativas – ao analisar as documentações legais e institucionais complementadas por consulta realizada aos coordenadores de curso. Nos resultados, a partir da amostra de 520 respondentes, inicialmente, identificou-se o perfil dos evadidos, sendo esse característico do público que busca pelos cursos UAB/UFSM: mulheres, acima dos 30 anos, provenientes de um ensino médio exclusivamente público e que cursavam Pedagogia. Ainda, constatou-se que quase 50% dos evadidos sequer concluiu o primeiro semestre, sendo que mais da metade deles estavam em sua primeira experiência no ensino a distância. Seguindo, a partir da análise fatorial, foram obtidos cinco fatores à evasão dos discentes da UAB/UFSM, sendo eles: a) aspectos acadêmicos; b) condições domésticas e habilidades; c) situações concorrentes e adversidade; d) desempenho individual; e e) complexidade do curso e de suas atividades, sendo que o fator situações concorrentes e adversidades foi o mais influente à evasão, ao passo que, o fator condições domésticas e habilidades foi o menos contributivo. Desta forma, evidencia-se que há uma dificuldade no gerenciamento do tempo ou a ideia errônea sobre a dedicação que um curso EaD despende, como também, de que os alunos do ensino a distância sentem-se deslocados como integrantes da instituição. Assim sendo, torna-se necessário que a instituição invista em uma divulgação constante quanto ao processo de ensino-aprendizagem e ao desenvolvimento do curso como também auxilie o discente à gestão do tempo para que consiga conciliar todas as suas atividades. Ainda, a instituição deve desenvolver maneiras de aproximar-se mais do aluno e, considerando as especificidades do público da EaD, buscar um maior conhecimento do contexto em que se desenvolve seu estudo, de forma a antecipar uma intervenção inibitória à evasão.
Collections
The following license files are associated with this item: