O si mesmo enquanto uma ontologia partida
View/ Open
Date
2021-08-31Primeiro membro da banca
Rossatto, Noeli Dutra
Segundo membro da banca
Grzibowski, Silvestre
Terceiro membro da banca
Cavalheiri, Alceu
Quarto membro da banca
Gubert, Paulo Gilberto
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese trata do seguinte problema: o si-mesmo enquanto uma ontologia partida. A investigação baseia-se na tese geral de existem diversas noções ontológicas na obra de Paul Ricoeur, contudo, essas noções são espalhadas por diferentes problemas e obras, não havendo, assim, uma sistematização da mesma. Mesmo entre os comentadores, existe uma diferença na abordagem sobre o tema, inclusive, abordamos, na tese, uma divergência em algumas interpretações acerca da ontologia em Ricoeur: onto-poética, onto-ação, onto-antropológica, atestação como ontologia da ipseidade (tese de Ricoeur defendida em Soi-même comme un autre). Além disso, observamos que, do ponto de vista metodológico, procuramos, na pesquisa, discutir essas formas de interpretar a questão ontológica, mas, também, reconstruirmos alguns passos que consideramos importantes para o entendimento da tese, tais como a discussão exposta por Ricoeur sobre o voluntário e involuntário. Com isso, apontamos a influência sofrida pelo filósofo a partir das ideias de autores como Gabriel Marcel e Maine de Biran no que tange o problema do corpo e da carnalidade. Assim, a investigação calçou pés numa reconstrução da tensão entre cogito, exaltado por Descartes e anti-cogito, no sentido da filosofia de Nietzsche, até chegarmos à hermenêutica do si-mesmo. Depois, a problemática travou-se na pluralidade da identidade pessoal com seus modos de permanência no tempo. No término, o problema se apresenta em sua totalidade pela discussão acerca da ontologia do si-mesmo. Realmente, é possível pensar numa ontologia partida? E de que forma Ricoeur se apropria e nega ontologias como a aristotélica, a heideggeriana e a espinosista? Não seriam essas, suficientes para o estatuto ontológico do sujeito ricoeuriano? Essas interrogações fazem parte de nossos problemas derradeiros, pelos quais a ipseidade do si-mesmo será atestada como ontologia do sujeito reflexivo. Todavia, ainda nos resta perguntar pelo lugar onto-antropológico desse sujeito atravessado pela alteridade. Diante desse itinerário, nossa literatura de referência no que se refere ao filósofo Paul Ricoeur, consiste em Le volontaire et l‟involontaire, Finitude et culpabilité, Le conflit des interprétations, Temps et récit e Soi-même comme un autre. Partindo de Le volontaire et l‟involontaire expõe-se inicialmente o projeto da fenomenologia da vontade acerca das categorias de voluntário e involuntário, que vão estruturar a vontade do homem numa fenomenologia do agir. Já Finitude et culpabilité, Le conflit des interprétations e Temps et récit vão nos guiar na compreensão dos problemas ontológicos diante da obscuridade que surge da narrativa e filosofia da ação, cultura e demais formas de alteridade que fazem mediação com o si-mesmo num sentido de integralidade do cogito (tema que será tratado na sessão 2 da tese). É com Soi-même comme un autre que vamos aprofundar o problema desta pesquisa no que se refere ao problema ontológico. A questão latente será à guisa da atestação como ontologia da ipseidade. Em linhas gerais, a hermenêutica do si-mesmo é longa e nisso vamos entender a maneira pela qual o si-mesmo não pode ter o mesmo direcionamento de uma via curta como o Dasein.
Collections
The following license files are associated with this item: