Glossário de ciência política: contribuições para os estudos das políticas educacionais
Fecha
2021-12-18Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Neres, Celi Correa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), concebe as temáticas da Ciência Política como um instrumental analítico fundamental para a compreensão das discussões de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Tem por objetivo geral evidenciar a inter-relação entre Ciência Política e Políticas Públicas Educacionais, com base em seus conceitos introdutórios. Por objetivos específicos prioriza: 1-Sistematizar a constituição do campo da Ciência Política e sua relação com as Políticas Públicas; 2- Descrever os cursos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM, enfatizando seu diálogo com o campo de conhecimento da Ciência Política; 3- Elaborar um Glossário de Ciência Política para auxiliar a compreensão de conteúdos de Políticas Públicas e Gestão Educacional. A investigação foi fundamentada em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo aplicada, realizada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, com discentes e docentes, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, caracterizando-se como um estudo de caso. O produto elaborado foi um Glossário de Ciência Política que tem por finalidade contribuir para viabilizar e potencializar a leitura e compreensão do campo de Políticas Públicas e Gestão Educacional no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. A pesquisa de campo e a pesquisa documental evidenciou a fragilidade da compreensão e do tratamento da temática de Ciência Política nas disciplinas dos Projetos Pedagógicos dos cursos do PPPG, bem como na formação dos(as) docentes e discentes que também assinalaram a importância dos mesmos, bem como a sua não disponibilização quando da sua formação inicial, de tal sorte a justificar a oferta do produto em tela. Espera-se que esta investigação possa contribuir com os estudos de Ciência Política aplicados à Educação, área de estudos pouco desenvolvida.
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