dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Klein, Marcelo André | |
dc.date.accessioned | 2016-11-18T12:31:35Z | |
dc.date.available | 2016-11-18T12:31:35Z | |
dc.date.issued | 2011-06-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2407 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The environmental suitability of the property with the environmental legislation is a
legal requirement today. The present work has as main objective to use
environmental education as a tool to the process of adjusting the properties of the
Family Agriculture of Rio Grande do Sul State to environmental legislation. For this, a
literature review on the subject, which a proposal of a booklet aimed at teaching
small farmer on this topic are the specific subjects of this research. Questions
involving the practical, ethical, legal, economic, social, cultural help or prevent the
Family Farmer do the environmental suitability of your property. In Rio Grande do Sul
State, the majority of the properties are classified as Family Farming. It's main
features are the small size of areas for exploration and crops, intensive land use,
large production of income and use of hand labor per unit area and is a producer of
staple foods consumed by the population. In terms of legislation, the Forestry Code is
the principal law package acting on the properties of Family Farming. The Forest
Code stipulates the main forms of environmental preservation of the Permanent
Preservation Areas and Legal Reserves. These conservation areas have many
functions for both the property and to society. The producer must comply with the
dimensions imposed for these areas. To do so takes many forms such as netting,
natural regeneration and, for example, restoration to the legal reserve and natural
regeneration, planting native species and planting native species combined with
natural regeneration. Agroforestry can be a solution in the restoration/remediation for
Permanent Preservation Areas and Legal Reserves. Environmental education act as
a catalyst in these processes leading information. Therefore, the family farmer can
adapt itself and understand how they can cause or remedy the least possible
damage to their production systems. Finally, an educational booklet focused on the
small farmer was generated. Besides, the environmental education was used as a
means and it must meets the needs and concerns of small farmers in relation to their
role and the appropriateness of both the Earth, as the legislation serves them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Legislação ambiental | por |
dc.subject | Agricultura familiar | por |
dc.title | Adequação de propriedades de agricultores familiares a legislação ambiental: a educação ambiental como mitigadora do processo | por |
dc.title.alternative | Adequation of Rio Grande do Sul family farmers properties to the environmental legislation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A adequação ambiental da propriedade rural à legislação ambiental vigente é uma exigência muito
forte nos dias atuais. O presente trabalho tem como principal objetivo utilizar a educação ambiental
como contribuinte do processo de adequação das propriedades da Agricultura Familiar do Rio Grande
do Sul à legislação ambiental. Para isso, uma revisão bibliográfica sobre o tema e a confecção de
uma cartilha visando elucidar ao Agricultor são os objetivos específicos desta. Questões de ordem
prática, ética, legal, econômica, social, cultural dificultam ou impedem ao Agricultor Familiar realizar a
adequação ambiental de sua propriedade. No Rio Grande do Sul a grande maioria das propriedades
é classificada como da Agricultura Familiar. Esta tem como principais características o tamanho
reduzido das áreas para exploração e cultivos, uso intensivo do solo, grande produção de renda e
utilização de mão-de-obra por unidade de área e ser produtora dos alimentos básicos consumidos
pela população. Em se tratando de legislação ambiental o Código Florestal é a principal lei que incide
sobre as propriedades da Agricultura Familiar. O Código Florestal estipula como principais formas de
preservação ambiental as Áreas de Preservação Permanente e a Reserva Legal. Estas áreas de
preservação possuem diversas funções tanto para a propriedade quanto à sociedade como um todo.
O produtor deve respeitar as dimensões impostas para essas áreas. Para isso possui diversas formas
como a compensação, regeneração natural e recomposição para a Reserva Legal e a regeneração
natural, o plantio de espécies nativas e o plantio de espécies nativas conjugado com a regeneração
natural. Sistemas Agroflorestais podem ser utilizados na recomposição de Áreas de Preservação
Permanente e Reserva Legal. A Educação Ambiental deve servir como catalisadora do processo
levando informações de forma que o Agricultor Familiar possa adequar-se de forma a causar os
menores danos possíveis aos seus sistemas produtivos. Enfim, uma cartilha educativa voltada ao
pequeno Agricultor foi gerada e acredita-se que a mesma, usando a educação ambiental como meio,
atende as necessidades e inquietações do pequeno Agricultor em relação ao seu papel e adequação,
tanto a Terra, quanto a legislação que o atende. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |