Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Jones Carlos Plate
dc.date.accessioned2022-04-19T15:07:49Z
dc.date.available2022-04-19T15:07:49Z
dc.date.issued2021-10-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24095
dc.description.abstractThis dissertation, part of the Master’s Course in Education, in the Education, Inclusion and Difference research line, of the Graduate Program in Education at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) had as its general objective to know the aspects that motivate professional choice of academics fron the Special Education Teacher Training Course at a Public University of Rio Grande do Sul, who agreed to participate in the study. Data collection was performed by filling out a questionnaire using Google Forms, with qualitative analyses. It was possible to observe that diferente factors may be related to professional choice, from personal interests, proximity to people who have some type of disability, whether they are close or colleagues who have been through the Family, school or social circle. Another aspect related to the search for the course is the need to feel able to act in front of students with disabilities or some other specificity or characteristic that may interfere with learning. It is concluded that the processo of choosing a fivem professional training is variable, the factors that motivate this process are intervening, but the experiential contexto and the subject’s personality are highlighted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectProfissãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.subjectProfessioneng
dc.titleIngresso no curso de educação especial: aspectos motivadores ao processo de escolha profissionalpor
dc.title.alternativeEntry into the special education course: motivating aspects to the professional choi processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa dissertação, constituinte do Curso de Mestrado em Educação, na Linha de pesquisa Educação, Inclusão e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve como objetivo geral conhecer os aspectos que motivam a escolha profissional de acadêmicos do Curso de formação de professores em Educação Especial de uma Universidade Pública do Rio Grande do Sul. A investigação foi realizada por intermédio de uma pesquisa qualitativa, sendo que a população da pesquisa foi constituída pelos discentes dos Cursos de Educação Especial da UFSM, que aceitaram participar do estudo. A coleta dos dados foi realizada por meio do preenchimento de um questionário pelo Google Forms, contando com a análise qualitativa. Foi possível constatar que diferentes fatores podem estar relacionados com a escolha profissional, desde interesses pessoais, proximidade com pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo estas próximas ou colegas que passaram pelo círculo familiar, escolar ou de convivência. Outro aspecto que se relaciona com a busca pelo curso é a necessidade de sentir-se capaz de atuar frente a alunos com deficiência ou alguma outra especificidade ou característica que venha a interferir na aprendizagem. Conclui-se que o processo de escolha de determinada formação profissional, é variável, os fatores que motivam esse processo são intervenientes, mas se destaca o contexto experiencial e a personalidade do sujeito.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Pavão, Silvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Oliveira, Glaucimara Pires
dc.contributor.referee3Ziliotto, Denise Macedo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9387394600577468por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International