Experiências de bullying escolar de estudantes com transtorno do espectro autista
View/ Open
Date
2021-12-15Primeiro membro da banca
Bosa, Cleonice Alves
Segundo membro da banca
Costas, Fabiane Adela Tonetto
Metadata
Show full item recordAbstract
O termo bullying tem sido descrito como comportamento agressivo que envolve três critérios fundamentais: repetição (as agressões são sistemáticas), intencionalidade e desequilíbrio/desigualdade de poder entre agressor e vítima, a qual não consegue se defender, conforme definição de Olweus & Smith. Segundo Smith as características psicossociais de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, como a falta de habilidades sociais e dificuldades para expressar formas não verbais de comunicação, podem aumentar sua vulnerabilidade ao bullying. Estudos apontam que o bullying gera algumas consequências nocivas nas vítimas, tais como problemas psicossomáticos, depressão, baixo desempenho acadêmico, comprometimento do desenvolvimento mental e aumento da probabilidade de psicose. Acaba por tornar-se um problema de saúde pública, que requer investimentos científicos e políticos. Considerando as fragilidades científicas e o impacto na saúde de crianças e adolescentes, faz-se necessário propor estudos a fim de conhecer os elementos que contribuem para a propagação do fenômeno e propor possibilidades de intervenção, como nos aponta Marcolino. Neste contexto, este estudo abordou a temática “Experiências de bullying escolar de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista” e teve por objetivo compreender um fenômeno social complexo que são as experiências de bullying escolar vivenciadas por pessoas com diagnóstico de TEA. Está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, utilizando-se de estudos de casos múltiplos, como propõe Yin. Cada caso foi analisado individualmente através da triangulação dos dados, adotando o modelo de Convergência de Várias Fontes de Dados. As ferramentas utilizadas para esta coleta foram entrevistas semiestruturadas realizadas através de videochamadas com estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, pais, irmãos e professores e para saber sobre a compreensão de bullying dos estudantes com TEA utilizou-se o cartoon test desenvolvido por Smith. A técnica de coleta de amostras utilizada foi a snowball sampling, para acessar o público-alvo através de Redes Sociais Virtuais (RSV). Os resultados desta pesquisa chamam a atenção para a importância da temática por conta dos prejuízos das agressões para as vítimas, que dificultam o processo de inclusão escolar e social das pessoas com TEA. Foi possível verificar também que as dificuldades na Teoria da Mente das pessoas com TEA aumentam a probabilidade destes indivíduos de sofrer bullying escolar, portanto, se faz necessário que sejam elaboradas estratégias de enfrentamento que foquem em desenvolver a teoria da mente das pessoas com autismo a fim de melhorar suas relações sociais e seu entendimento acerca das histórias sociais, o que os ajudaria a enfrentar melhor as situações e minimizariam os danos às vítimas.
Collections
The following license files are associated with this item: