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dc.contributor.advisorMortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.creatorHora, Jessica Cristina Santos da
dc.date.accessioned2022-04-25T17:48:47Z
dc.date.available2022-04-25T17:48:47Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24191
dc.description.abstractThis work has as its theme the semiotic readings of two audiovisual products, the “ Dona da sua beleza Versão Acessível ”, by the company Avon and the “Mamãe e Bebê com audiodescrição”, by the company Natura. Comparing its strategic characteristics and its accessibility for visually impaired people, through the presented audio description. The analysis was made through the approach presented by Lúcia Santaella (2002). Through reading it was possible to identify points that can harm both the communicational strategy of the product, as well as the experience and accessibility of the blind or low vision receiver. Emphasizing how accessibility needs to be in tandem with the strategies and objectives proposed by the organization for that audiovisual product.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectAudiodescriçãopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectSemioticeng
dc.subjectAudio descriptioneng
dc.subjectComunicação estratégica acessívelpor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectAccessible strategic communicaioneng
dc.titleLeituras semióticas em audiodescrição: uma experiência dos vídeos institucionais das empresas avon e naturapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a acessibilidade em produtos audiovisuais, e, como a técnica de semiótica aplicada (Santaella, 2002), pode contribuir para a criação de uma audiodescrição verdadeiramente acessível para o público com cegueira ou baixa visão. A análise foi feita através da leitura semiótica de dois produtos audiovisuais, o “Dona da sua beleza Versão Acessível”, da empresa Avon e o “Mamãe e Bebê com audiodescrição”, da empresa Natura. Foi possível identificar pontos que podem prejudicar tanto a estratégia comunicacional do produto, quanto a experiência e a acessibilidade do receptor cego ou com baixa visão. Ressaltando como a acessibilidade precisa estar em par com as estratégias e objetivos propostos pela organização para aquele produto audiovisual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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