Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.creatorFernandes, Laura Garcez
dc.date.accessioned2022-04-25T17:53:16Z
dc.date.available2022-04-25T17:53:16Z
dc.date.issued2021-01-26
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24196
dc.description.abstractPublic Policies are products resulting from political activity that are materialized through various legislative and/or governmental instruments. Among the Federal Cultural Public Policies, the Rouanet Law is noteworthy, operating throughout the Brazilian territory to encourage and expand access to culture in all regions of the country, which made possible the creation of incentive county and municipal laws. For the management of such public policies, run diagnostics of demands and assessments of results, strategic activities carried out by Public Relations professionals, is indispensable. To prove the relevance of these specialists’ performance in different stages of the public policy cycle, we chose to present Cartography as a methodological strategy, which enables the analysis of the distribution of cultural projects promoted by the laws of cultural incentive in certain reagions and the assessment of the cultural policy’s performance in question. Our cartography was carried out in the municipality of Santa Maria/RS (Brazil) and covered the 58 projects approved for implementation in the city between 2015 and 2019 through the Pró-Cultura RS System, a regional strand of the Rouanet Law. As a mapping support, the Google My Maps platform was used, which allows wide access to the collected information and, therefore, its appropriation by the cultural producers of the region for their projects. As a result, Cultural Cartography is available online and allows one to assess the local cultural production incentive, the experience of active cultural producers in each context, the effectiveness of fundraising by the Law, and, finally, the representation of the various cultural segments and the distribution of projects in the municipality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectCartographyeng
dc.titleAvaliação de política pública cultural: cartografia dos projetos santa-marienses efetivados através do Sistema Pró-cultura RS entre 2015 e 2019por
dc.title.alternativeCultural public policy assessment: cartography of Santa Maria projects effectuated through the Pró-cultura RS System between 2015 and 2019eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoAs Políticas Públicas são produtos resultantes da atividade política que se concretizam através de diversos instrumentos legislativos e/ou governamentais. Dentre as Políticas Públicas Federais direcionadas à Cultura destaca-se a Lei Rouanet, que atua em todo território nacional para fomentar e ampliar o acesso à cultura em todas as regiões do país, e que proporcionou a criação de leis estaduais e municipais de incentivo. Para a gestão dessas políticas públicas, é indispensável a realização de diagnósticos de demandas e avaliações de resultados, atividades estratégicas executadas por profissionais de Relações Públicas. Para comprovar a relevância da atuação desse profissional em diversas etapas do ciclo de políticas públicas, optamos por apresentar como estratégia metodológica a Cartografia, que permite analisar a distribuição dos projetos culturais fomentados através das Leis de Incentivo à Cultura em determinadas regiões e avaliar o desempenho da própria política cultural em questão. A nossa cartografia foi executada no município de Santa Maria/RS e abrangeu os 58 projetos aprovados para execução na cidade entre 2015 e 2019 através do Sistema Pró-Cultura RS, uma vertente estadual da Lei Rouanet. Como suporte para o mapeamento foi utilizada a plataforma Google My Maps , que permite amplo acesso às informações coletadas e, assim, que elas sejam utilizadas pelos produtores culturais da região no embasamento de seus projetos. Como resultado, a Cartografia Cultural está disponível online e permite aferir sobre o incentivo da produção cultural local, a experiência dos produtores culturais atuantes no cenário, a efetividade da captação de recursos através da Lei, e, por fim, a representação dos diversos segmentos culturais e a distribuição dos projetos no município.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto