Adultos retornam à escola: dificuldades e expectativas
Abstract
A criação e a importância do PROEJA destinado ao público de jovens e adultos destaca-se aqueles que fazem parte da vida adulta média (30 a 50 anos) e as dificuldades encontradas por esses educandos ao retornarem ao processo de escolarização foram os elementos motivadores dessa análise. Assim, esta pesquisa versa sobre as dificuldades e expectativas que adultos, a partir de 40 anos, manifestam em relação ao processo de escolarização quando se inserem na modalidade EJA, sendo implementada em uma escola estadual no centro da cidade de Santa Maria (RS, Brasil), que trabalha com a modalidade EJA, mas com vistas à implantação do PROEJA e caracterizou o aspecto socioeconômico dos alunos envolvidos, analisou as dificuldades e expectativas dos mesmos, verificou os fatores que contribuem para o índice de evasão escolar destes alunos, avaliou o que os motiva a permanecerem na escola e investigou qual o interesse destes alunos para se inserirem em cursos do PROEJA. A investigação tomou como referência a abordagem qualitativa adotando como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo. As informações sistematizadas e discutidas neste trabalho indicam algumas considerações na situação formal de ensino-aprendizagem de adultos trabalhadores que estão buscando ampliar seus níveis de escolarização. Entre elas destaca-se a dificuldade apontada pelos alunos de concentração durante as aulas e memorização de conteúdos. Entre as expectativas apontadas, destaca-se a importância da conclusão do ensino médio, o desejo de se inserir em um curso superior e a conquista de um trabalho ou uma melhor posição profissional.