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dc.contributor.advisorSilveira, Sidnei Renato
dc.creatorGobbi, Rodrigo
dc.date.accessioned2022-05-02T22:45:41Z
dc.date.available2022-05-02T22:45:41Z
dc.date.issued2020-12-10
dc.date.submitted2020-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24238
dc.description.abstractThis paper presents a case study, involving the application of the Scratch tool to support the teaching and learning processes that comprise Computational Thinking. It is expected that, with the application of this tool, classes will be more interactive, dynamic and intuitive, enhancing learning. The work comprises the qualification of teachers for the application of Scratch in their pedagogical practices.The case study participating teachers work in high school and also in elementary school, these teachers work in more than two classes and teach classes for more than one subject. Only one teacher had heard about Computational Thinking and two teachers already knew the Scratch tool. It is important to note that all teachers who responded to the research instrument claim that they intend to adopt the Scratch tool in any of their classes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectScratchpor
dc.titleUtilização do Scratch como ferramenta para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacionalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo da UAB de Palmeira das Missões/RSpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Computação EaD - UAB/UFSMpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem que compreendem o Pensamento Computacional. Espera-se que, com a aplicação desta ferramenta, as aulas sejam mais interativas, dinâmicas e intuitivas, potencializando a aprendizagem. O trabalho compreende a qualificação dos docentes para a aplicação do Scratch em suas práticas pedagógicas. Os professores participantes deste estudo de caso atuam no Ensino Médio e também no Ensino Fundamental, em mais de duas turmas e ministram aula para mais de uma disciplina. Somente um dos professores participantes já tinha ouvido falar sobre Pensamento Computacional. Os resultados apontam que todos os professores participantes do estudo pretendem adotar a ferramenta Scratch em alguma de suas aulas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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