Aprendizagem significativa com mapas conceituais e mentais: um estudo de caso comparativo no ensino de Geografia
Abstract
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Estudo de Caso como método de pesquisa no ambiente escolar nas aulas de Geografia para o primeiro ano do ensino médio. O estudo iniciou com aulas sobre Mapas Mentais, Mapas Conceituais, pesquisas online e Biomas do Mundo como tema da disciplina. As atividades de criar mapas ou textos e responder questionários foram os meios para obtenção de dados quantitativos e qualitativos necessários para compreender o processo de aprendizado e avaliar qual mapa permitiria aos alunos aprender melhor. Dentre os principais resultados obtidos, no contexto em que este estudo se desenvolveu, estão a necessidade de mais investimentos governamentais para que o ensino à distância produza um aprendizado eficiente, dar suporte àqueles que não possuem computador e acesso à internet; e criar meios de capacitar os professores para executar as aulas e os alunos para que consigam realizar as atividades sobre estas aulas quando ministradas somente à distância.
Collections
The following license files are associated with this item: