dc.contributor.advisor | Bertolini, Cristiano | |
dc.creator | Correia, Augusto Josias Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T22:48:59Z | |
dc.date.available | 2022-05-02T22:48:59Z | |
dc.date.issued | 2022-02-08 | |
dc.date.submitted | 2022-02-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24255 | |
dc.description.abstract | This paper discusses the concepts of Virtual Reality (VR) and augmented Reality (AR), and their performances in the teaching-learning process. The general objective of this proposal is to analyze the application of Virtual and Augmented Reality resources as methodoloyl in education, focusing on the knowledge areas of chemical, physical and biological sciences. It presents the importance of these resources and, at the same time, encourages teachers to use them as a tool to promote education. Its application is fundamental in contemporaneity. The evolution of education and the use of teaching/learning technologies encompass processes of exploration, discovery, observation, and construction of knowledge with the use of virtual environments. The proposed theme is justified in view of the evolution of Informatics in the most diverse sectors of the globalized world.
Moreover, it is an opportunity to bring a new way of teaching/learning into the school. This proposal intends to awaken a higher interest in both students and teachers in the use of the most varied resources in the area of Informatics, in this case, virtual reality and augmented reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias digitais da informação e da comunicação | por |
dc.subject | Realidade virtual e aumentada na educação | por |
dc.title | Realidade virtual e aumentada como metodologia na educação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo da UAB de Cruz Alta/RS | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Computação EaD - UAB/UFSM | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda os conceitos da Realidade Virtual (RV) e da
Realidade Aumentada (RA), e suas atuações no processo de ensino
aprendizagem. O objetivo geral dessa proposta é analisar a aplicação dos
recursos da Realidade Virtual e Aumentada como metodologia na educação,
com foco nas áreas de conhecimento da ciências química, físicas e biológicas.
Apresenta-se a importância desses recursos e ao mesmo tempo encorajar
professores a utilizá-la como ferramenta favorecedora da educação. Sua
aplicação é fundamental na contemporaneidade. A evolução da educação e
uso das tecnologias de ensino/aprendizagem englobam processos de
exploração, descoberta, observação e construção do conhecimento com a
utilização dos ambientes virtuais. O tema proposto se justifica tendo em vista a
evolução da informática nos mais diversos setores do mundo globalizado.
Além disso, é uma oportunidade de levar para dentro da escola uma nova
maneira de ensino/aprendizagem. Essa proposta tem a intenção despertar, o
maior interesse tanto dos alunos, bem como pelos professores na utilização
dos mais variados recursos existentes na área de informática, neste caso, a
realidade virtual e realidade aumentada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |