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dc.contributor.advisorMacedo, Ricardo Tombesi
dc.creatorKrugel, Diego Ricardo
dc.date.accessioned2022-05-02T22:49:38Z
dc.date.available2022-05-02T22:49:38Z
dc.date.issued2021-08-25
dc.date.submitted2021-08-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24257
dc.description.abstractCurrently, the school has become a very dynamic environment and for this it needs teaching tools capable of providing students with the best possible experience, and in Brazil we have a great lack in the study of Computational Thinking in schools, usually due to a lack of methodologies that include it in other areas of education. In order to get around this problem, we have some works that propose the use of Scratch as a pedagogical tool in the development of Computational Thinking. This work presents the experience of a project implemented in a math class, with activities using Scratch and addressing the concepts of Computational Thinking. A study case was carried out in the Mathematics subject of the 9th grade of Elementary School, where it was possible to observe that the students built a relationship between their prior knowledge of the subject and those presented through Scratch, thus making learning more meaningful.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectScratchpor
dc.titleUso do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacionalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo da UAB de Três Passos/RSpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Computação EaD - UAB/UFSMpor
dc.description.resumoAtualmente a escola se tornou um ambiente muito dinâmico e para isso precisa de ferramentas de ensino capazes de proporcionar aos alunos a melhor experiência possível. No Brasil temos uma grande carência no estudo do Pensamento Computacional nas escolas, geralmente por falta de metodologias que o incluam as demais áreas do ensino. No sentido de contornar esse problema temos alguns trabalhos que propõem a utilização do Scratch como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do Pensamento Computacional. Esse trabalho apresenta a experiência de um projeto implementado em uma turma de matemática, com atividades usando o Scratch e abordando os conceitos do Pensamento Computacional. Um estudo de caso foi realizado na disciplina de Matemática do 9° ano do Ensino Fundamental, onde foi possível observar que os alunos construíram uma relação entre os conhecimentos prévios da disciplina e os que foram apresentados por meio do Scratch, tornando assim o aprendizado mais significativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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