dc.contributor.advisor | Macedo, Ricardo Tombesi | |
dc.creator | Krugel, Diego Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T22:49:38Z | |
dc.date.available | 2022-05-02T22:49:38Z | |
dc.date.issued | 2021-08-25 | |
dc.date.submitted | 2021-08-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24257 | |
dc.description.abstract | Currently, the school has become a very dynamic environment and
for this it needs teaching tools capable of providing students with the best
possible experience, and in Brazil we have a great lack in the study of
Computational Thinking in schools, usually due to a lack of methodologies
that include it in other areas of education. In order to get around this problem,
we have some works that propose the use of Scratch as a pedagogical tool in
the development of Computational Thinking. This work presents the
experience of a project implemented in a math class, with activities using
Scratch and addressing the concepts of Computational Thinking. A study case
was carried out in the Mathematics subject of the 9th grade of Elementary
School, where it was possible to observe that the students built a relationship
between their prior knowledge of the subject and those presented through
Scratch, thus making learning more meaningful. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Pensamento computacional | por |
dc.subject | Scratch | por |
dc.title | Uso do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo da UAB de Três Passos/RS | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Computação EaD - UAB/UFSM | por |
dc.description.resumo | Atualmente a escola se tornou um ambiente muito dinâmico e para
isso precisa de ferramentas de ensino capazes de proporcionar aos alunos a
melhor experiência possível. No Brasil temos uma grande carência no estudo
do Pensamento Computacional nas escolas, geralmente por falta de
metodologias que o incluam as demais áreas do ensino. No sentido de
contornar esse problema temos alguns trabalhos que propõem a utilização do
Scratch como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do Pensamento
Computacional. Esse trabalho apresenta a experiência de um projeto
implementado em uma turma de matemática, com atividades usando o Scratch
e abordando os conceitos do Pensamento Computacional. Um estudo de caso
foi realizado na disciplina de Matemática do 9° ano do Ensino Fundamental,
onde foi possível observar que os alunos construíram uma relação entre os
conhecimentos prévios da disciplina e os que foram apresentados por meio do
Scratch, tornando assim o aprendizado mais significativo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |