A agricultura familiar e geração de novidades no contexto da pandemia da Covid-19: o feirão colonial de Santa Maria-RS
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Data
2021-12-17Primeiro membro da banca
Brandão, Janaína Balk
Segundo membro da banca
Balem, Tatiana Aparecida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A geração de novidades na agricultura familiar acontece buscando melhorar ou solucionar problemas de ordem social ou econômica enfrentados pelos agricultores. A produção de novidades envolve um processo que busca criar e/ou inventar novas formas de realizar tarefas cotidianas dos agricultores. A agricultura familiar vem se adaptando e induzindo mudanças que muitas vezes não são consideradas significativas no contexto global, mas em seu contexto familiar (microssocial) fazem toda diferença, e é nos momentos de crise que essa categoria política (a agricultura familiar) mostra sua resiliência e reinventa-se. Com a chegada da pandemia, em 2020, os agricultores familiares sofreram impactos econômicos devido ao isolamento social estabelecido a fim de conter a propagação do novo coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde. Esta dissertação identifica as novidades na comercialização geradas por agricultores familiares do Feirão Colonial enquanto estratégias de resiliência durante a pandemia de Covid-19. Foi analisado o caso dos agricultores familiares do Feirão Colonial, organizados coletivamente a partir dos princípios da economia solidária. Inicialmente realizou-se uma aproximação com os feirantes, realizando as observações iniciais sob a perspectiva da observação participante, que permitiu escolher a amostra de oito agricultores familiares que estavam promovendo novidades na comercialização, divulgação e geração de novos produtos. Após a delimitação e identificação dos feirantes foram realizadas as entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que com a chegada da pandemia a queda nas vendas foi de 30% e 60% entre o grupo pesquisado. Dessa forma, os agricultores precisaram se reinventar e criar novas estratégias para vender. É assim que algumas redes sociais e dispositivos de mensagem que anteriormente a pandemia não eram muito exploradas para estes fins, começam a ser utilizados para a divulgação e comercialização de produtos. As estratégias geradas pelos agricultores se deram através da divulgação de seus produtos em mídias digitais como: WhatsApp, Facebook, Instagram, construção de sites e ainda divulgação de produtos e promoções em rádios locais. As novidades geradas no contexto do Feirão Colonial apontam para algumas “forças” acionadas que podem ter sido facilitadoras para a construção de “coisas novas”, como o acesso à informação, formação, organização social e orientação técnica. O espaço do Feirão Colonial que se constitui como um importante local de trocas de experiências, formação e capacitação dos sujeitos. A participação de várias instituições de ensino, pesquisa e extensão vêm possibilitando a formação de consciência e autonomia para as tomadas de decisões. Assim, o resultado das interações entre os grupos que partilham do mesmo espaço, acaba por promover motivações para gerar novidades. Outro elemento importante é a projeção do Projeto Esperança/Cooesperança, através da realização da FEICOOP que pode ser considerado como “força acionada, onde as experiências das jornadas formativas e a Feira Virtual lançaram importantes sementes e desafios para a introdução dos agricultores no universo E-commerce.
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