dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Silva, Marcos Alexandre Ferreira de Lima e | |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T11:31:22Z | |
dc.date.available | 2022-05-13T11:31:22Z | |
dc.date.issued | 2021-11-30 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24337 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This monograph, based on a research carried out within the scope of the graduate program in Environmental Education at UFSM, aims to understand possibilities and limits for the use of the methodology of Integrative Modules adapted as a process of teaching and learning concepts, principles and practices on environmental education with high school students, this research was carried out in a private school in the city of Santa Maria, with second year high school students during the first semester of the year 2021 through three phases: diagnosis, chat and product, using the approach of the topic of consumption with common topics in the daily lives of students, through 7 axis: food, energy, static/cosmetics, media, sustainability, clothing and technology, taking into account the socioeconomic reality of the subjects of research as a preponderant factor is the eminent modulation to obtain satisfactory results. There were 5 meetings in total, 3 of which were used to apply each methodological step and the project itself, the other 2 served to close the Geography teacher's content and I followed at the students' request. The results show the student's awareness and his power to synthesize what he managed to build from the meetings. A group composed of individuals who have an apparent social concern involved in the environmental impact set the tone for the results and delivery of the products. Education, even Environmental, goes beyond passing on knowledge, it is a commitment to the country's sustainable development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Módulos integrativos adaptados | por |
dc.subject | Sensibilização | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Integrative modules adapted | eng |
dc.subject | Awareness | eng |
dc.subject | Consumption | eng |
dc.title | Adaptação de módulos integrativos aplicado a conteúdos da educação ambiental para estudantes do ensino médio | por |
dc.title.alternative | Adaptation of integrative modules applied to environmental education content for high school students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Essa monografia, a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da UFSM, tem como objetivo compreender possibilidades e limites para a utilização da metodologia dos Módulos Integrativos adaptados como processo de ensino e de aprendizagem de conceitos, princípios e práticas sobre educação ambiental com estudantes do ensino médio. Essa pesquisa foi realizada em uma escola particular da cidade de Santa Maria, com estudantes do segundo ano do ensino médio, durante o primeiro semestre do ano de 2021, através de três fases: diagnose, bate-papo e produto, utilizando a abordagem do tema consumo com assuntos corriqueiros no dia a dia dos estudantes, através de 7 eixos: alimento, energia, estática/cosmética, mídias, sustentabilidade, tecnologia e vestuário, levando em consideração a realidade socioeconômica dos sujeitos de pesquisa como fator preponderante à modulação eminente para obtenção de resultados satisfatórios. Foram 5 encontros no total, sendo 3 deles utilizados para a aplicação de cada etapa metodológica e do projeto em si; os outros 2 serviram para fechamento de conteúdo do professor de Geografia, e eu acompanhei a pedido dos estudantes. Como resultados, observa-se a sensibilização do estudante e seu poder de sintetizar o que conseguiu construir a partir dos encontros. Um grupo composto por indivíduos que possuem aparente preocupação social implicada no impacto ambiental deu o tom aos resultados e entrega dos produtos. A Educação, até mesmo a Ambiental, vai além de repasse de conhecimento, é comprometimento com o desenvolvimento sustentável do país. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |