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dc.contributor.advisorCosta, Leandra Costa da
dc.creatorPosser, Aline Pacheco
dc.date.accessioned2022-05-13T12:20:42Z
dc.date.available2022-05-13T12:20:42Z
dc.date.issued2022-03-04
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24343
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe booklet entitled "Adolescent health risk behaviors: assessment tools and intervention possibilities" addresses mental health, physical activity, and technology use as main topics. Adolescence is a period that needs a lot of attention because it is a phase with many transformations, psychological, physical, and social vulnerability, besides being a critical period, since many behaviors and habits are established. The development of this booklet aims to broaden the knowledge about the themes in focus, make available some transversal and interdisciplinary material resources for adolescent health evaluation, and provide strategies for possible interventions-actions. The work is composed of three chapters: the first one, "Getting to know the theme", introduces the reader to the concepts, current scenario, and recommendations related to the themes studied. The second "tools for identifying risk behaviors" contains instruments that identify health risk behaviors of adolescents, as well as their importance, how to use them and validation. The third "possibilities of interventions with adolescents" addresses suggestions of procedures for decision making and behavior change, as well as the adoption of an active and healthy lifestyle. It is intended for teachers, managers, health professionals, policy makers, parents and those interested in the themes addressed here, and they will be able to use the following instruments to assess the health of adolescents in various contexts: Questionnaire of Strengths and Difficulties (SDQ), Questionnaire of Physical Activity for Adolescents (QAFA) and Questionnaire of portable technologies and mobile Internet access (Tecno-Q). The booklet will qualify the work of teachers/parents, assist in the identification of local problems, so they can develop actions in the community, as well as create proposals for intervention with managers/governors to work in the prevention of diseases and promote healthy styles, active behaviors, and self-care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectExercício físicopor
dc.subjectComportamento sedentáriopor
dc.subjectDesempenho físico funcionalpor
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectExerciseeng
dc.subjectSedentary behavioreng
dc.subjectPhysical functional performanceeng
dc.titleComportamentos de riscos à saúde de adolescentes: ferramentas de avaliação e possibilidades de intervençãopor
dc.title.alternativeHealth risk behaviors of adolescents: assessment tools and intervention possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA cartilha intitulada “Comportamentos de riscos à saúde de adolescentes: ferramentas de avaliação e possibilidades de intervenção” aborda como temas principais a saúde mental, atividade física e uso de tecnologias. A adolescência é um período que necessita muita atenção por se tratar de uma fase com muitas transformações, vulnerabilidade psicológica, física e social, além de ser um período crítico, visto que diversos comportamentos e hábitos são estabelecidos. O desenvolvimento desta cartilha tem como objetivos ampliar o conhecimento sobre as temáticas em foco, disponibilizar alguns recursos materiais transversais e interdisciplinares para avaliação de saúde do adolescente e fornecer estratégias para possíveis intervenções-ações. O trabalho é constituído por três capítulos, o primeiro “Conhecendo a temática” situa o leitor sobre conceitos, cenário atual e recomendações referentes aos temas estudados. O segundo “ferramentas para identificação de comportamentos de risco” estão contidos instrumentos que identificam comportamentos de risco à saúde de adolescentes, além da sua importância, como utilizá-los e a validação. O terceiro “Possibilidades de intervenções junto aos adolescentes” são abordadas sugestões de procedimentos para tomadas de decisões e mudanças de comportamentos, bem como, adoção de um estilo de vida ativo e saudável. É destinada à professores, gestores, profissionais da saúde, governantes, pais e interessados nas temáticas abordadas e poderão utilizar os seguintes instrumentos para avaliação da saúde do adolescente em diversos contextos: Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) e Questionário de tecnologias portáteis e acesso à internet móvel (Tecno-Q). A cartilha qualificará o trabalho dos professores/pais, irá auxiliar na identificação de problemas locais, assim, poderão desenvolver ações na comunidade, bem como, criar propostas de intervenção com gestores/governantes que trabalhem na prevenção de agravos e promovam estilos de vida saudáveis, comportamentos ativos e de autocuidado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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