Oficina de cerâmica: um caminho para potencializar o ensino da história e a cultura indígena
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Data
2021-10-01Primeiro membro da banca
Saldanha, Teresinha
Segundo membro da banca
Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação tem como tema História e a temática indígena e apresenta o objetivo de potencializar o Ensino de História e Cultura Indígena através de uma Oficina de Cerâmica. A investigação parte da análise do papel do Ensino de História na socialização da temática indígena. Foram analisadas as mudanças acerca destas temáticas vindas das lutas dos povos indígenas e da implantação da Lei nº 11.645/08. As reflexões teóricas que embasam essa pesquisa focam-se no Ensino de História e na construção da consciência histórica. A metodologia está calcada na pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa resultou na construção de um material pedagógico, voltado para professores/as da Educação Básica, que consiste em um Manual de Oficina de Cerâmica Indígena. Dessa forma, o produto, que pretende construir novos olhares e perspectivas sobre a história indígena, contribuirá para a socialização da temática indígena e para a formação e atuação docente através de um manual didático onde pretende-se descrever as etapas da oficina. Busca-se, portanto, com a realização da oficina, a construção do conhecimento a partir da experimentação, da manipulação e da criação de objetos de argila, resultando em uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa.
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