Mostrar registro simples

dc.creatorMeireles, Luciane Bandeira
dc.date.accessioned2022-05-19T17:20:20Z
dc.date.available2022-05-19T17:20:20Z
dc.date.issued2021-10-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24366
dc.description.abstractThis work does not have an abstract.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfhistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória e cultura Indígenapor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectAula-oficinapor
dc.subjectCerâmicapor
dc.titleOficina de cerâmica: um caminho para potencializar o ensino da história e a cultura indígenapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema História e a temática indígena e apresenta o objetivo de potencializar o Ensino de História e Cultura Indígena através de uma Oficina de Cerâmica. A investigação parte da análise do papel do Ensino de História na socialização da temática indígena. Foram analisadas as mudanças acerca destas temáticas vindas das lutas dos povos indígenas e da implantação da Lei nº 11.645/08. As reflexões teóricas que embasam essa pesquisa focam-se no Ensino de História e na construção da consciência histórica. A metodologia está calcada na pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa resultou na construção de um material pedagógico, voltado para professores/as da Educação Básica, que consiste em um Manual de Oficina de Cerâmica Indígena. Dessa forma, o produto, que pretende construir novos olhares e perspectivas sobre a história indígena, contribuirá para a socialização da temática indígena e para a formação e atuação docente através de um manual didático onde pretende-se descrever as etapas da oficina. Busca-se, portanto, com a realização da oficina, a construção do conhecimento a partir da experimentação, da manipulação e da criação de objetos de argila, resultando em uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Saldanha, Teresinha
dc.contributor.referee2Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7827090558180260por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International