dc.creator | Meireles, Luciane Bandeira | |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T17:20:20Z | |
dc.date.available | 2022-05-19T17:20:20Z | |
dc.date.issued | 2021-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24366 | |
dc.description.abstract | This work does not have an abstract. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Profhistória | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | História e cultura Indígena | por |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Aula-oficina | por |
dc.subject | Cerâmica | por |
dc.title | Oficina de cerâmica: um caminho para potencializar o ensino da história e a cultura indígena | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como tema História e a temática indígena e apresenta o objetivo de potencializar o Ensino de História e Cultura Indígena através de uma Oficina de Cerâmica. A investigação parte da análise do papel do Ensino de História na socialização da temática indígena. Foram analisadas as mudanças acerca destas temáticas vindas das lutas dos povos indígenas e da implantação da Lei nº 11.645/08. As reflexões teóricas que embasam essa pesquisa focam-se no Ensino de História e na construção da consciência histórica. A metodologia está calcada na pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa resultou na construção de um material pedagógico, voltado para professores/as da Educação Básica, que consiste em um Manual de Oficina de Cerâmica Indígena. Dessa forma, o produto, que pretende construir novos olhares e perspectivas sobre a história indígena, contribuirá para a socialização da temática indígena e para a formação e atuação docente através de um manual didático onde pretende-se descrever as etapas da oficina. Busca-se, portanto, com a realização da oficina, a construção do conhecimento a partir da experimentação, da manipulação e da criação de objetos de argila, resultando em uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa. | por |
dc.contributor.advisor1 | Borin, Marta Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887358764231724 | por |
dc.contributor.referee1 | Saldanha, Teresinha | |
dc.contributor.referee2 | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7827090558180260 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |