Avaliação do desempenho no vestibular/2003 projeção da classificação
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Data
2005-03-09Autor
Dela Libera, Mari Lúcia Maier
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O Concurso Vestibular é o processo seletivo classificatório de candidatos aos cursos
de graduação da Universidade Federal de Santa Maria e cada nova realização, bate
recordes em número de inscrições. O Programa de Ingresso ao Ensino Superior
(PEIES) foi institucionalizado em 1995 e é uma modalidade alternativa de vestibular,
seriada, isto é, o candidato faz provas ao final de cada um dos três anos do Ensino
Médio. Essa modalidade já possibilitou o ingresso de oito turmas na Universidade
Federal de Santa Maria, totalizando 3697 candidatos classificados. Ao final de cada
dia de provas, do vestibular convencional, havia um grande interesse, por parte dos
candidatos, em acompanhar a sua situação classificatória relativa no vestibular, em
especial após o terceiro dia de provas, quando estará faltando somente a realização
das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além da prova de redação
do vestibular convencional, na qual deve decidir entre o vestibular convencional e o
PEIES. Para prestar apoio aos vestibulandos desenvolveu-se uma metodologia para
estimar a classificação do aluno, com base nas informações disponíveis: número
mínimo, médio e máximo de acertos em cada curso, bem como o número de
candidatos, o número de vagas no curso e a média. O método tem por objetivo
principal aproximar o número de acertos por uma distribuição normal, estimando os
parâmetros não disponíveis com base nas informações obtidas. A assessoria
estatística estimou a classificação de 81 candidatos, após o término do processo
seletivo, foi realizado uma pesquisa junto às listas de aprovados no vestibular e
PEIES, verificando a situação dos candidatos e a confiabilidade do método. As
análises dos procedimentos metodológicos empregados baseiam-se
fundamentalmente em revisões teóricas das distribuições Normal e Binomial e o
Teorema Central do limite de Lindergerg na versão de Moive-Laplace, e coleta de
dados. O método mostrou excelente performance produtiva.