dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Leitão, Cristine Lorentz de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2016-12-28T12:37:02Z | |
dc.date.available | 2016-12-28T12:37:02Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2441 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This paper shows a study of one young man with Down Syndrome. It
aims to demonstrate how to integrate him in different social environments
through his experiences with other people with the same syndrome. He was
chosen because he had difficulties to adapt in the group. The Functional
Curriculum was used to develop the skills and the participation of this young
man into integrating and natural environments. The departure point of it was
his relationship with his family and classmates. These provided the activities
more delightful and challenging. The skills that were worked are the ones
required for his social life. Among them are: his personal hygiene, tight his
shoe laces, put sugar in his juice, fix himself a lunch etc. For a satisfactory
results its is essential that the environment provides pleasure, satisfaction
and that the person feels confident and integrated in the group. It was
realized that, independently of the age and for how long the person was
socialy excluded it is always possible to give him/her a normal social life. As a
result it is necessary to invest in a individual or group development. The
rhythm is slow but the evolutive process is constant as long as we work with
coherence, perseverance and last but not least beliving in the learners
potentialities.
A intenção desta pesquisa foi investigar a possibilidade de trabalhar
com jovens com Síndrome de Down (SD) em ambiente natural, com vistas a
atender suas necessidades práticas da vida, seu desenvolvimento
pedagógico, sem esquecer sua satisfação pessoal, uma vez que a inclusão
escolar, muitas vezes, apresenta um currículo rígido que não permite a
adaptação de pessoas com Síndrome de Down.
Para a realização deste estudo buscou-se motivação no Currículo
Funcional, como facilitador do desenvolvimento de habilidades essenciais, e
a participação em uma grande variedade de ambientes integradores. Desta
forma, as habilidades essenciais serão aquelas, freqüentemente, exigidas no
ambiente doméstico e na comunidade que, se não realizadas pelo jovem,
alguém terá que fazer por ele. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Síndrome de Down | por |
dc.title | Síndrome de Down e currículo funcional: transformando "dever" em prazer | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação com um jovem com Síndrome
de Down, que convivendo com outros jovens, também com Síndrome de Down,
busca sua inserção nos mais diferentes ambientes sociais. A escolha do sujeito
dessa pesquisa deu-se em função das dificuldades encontradas na adaptação do
mesmo, no convívio de mais de dois anos com esse “jovem” , através de encontros
diários, em grupo. Em turno oposto, aconteciam mais três atendimentos individuais
na semana. Para a realização dessa pesquisa usou-se o Currículo Funcional como
suporte no processo, tanto pedagógico como social. Partiu-se das relações com os
familiares e colegas para proporcionar ambientes que estimulassem a
aprendizagem significativa, tornando as atividades mais agradáveis e desafiadoras.
O Currículo Funcional facilitou o desenvolvimento de habilidades essenciais e a
participação desse jovem, muitas vezes parcial, em ambientes naturais
integradores. Desta forma, as habilidades funcionais são aquelas exigidas,
principalmente, no ambiente doméstico e, também, na vida social, que, se não
cumpridas de forma autônoma, alguém terá que auxilia-lo na execução, ou até
mesmo, realizá-las. Elas compreendem o desempenho das atividades diárias que
são exigidas durante toda a vida, que vão desde ações de higiene pessoal, atar o
cadarço de seu sapato, até mesmo adoçar seu suco e arrumar seu lanche. No
Currículo Funcional é muito importante que os ambientes proporcionem satisfação,
confiança, aumentando sua auto-estima e percebendo-se parte integrante do grupo.
Com esta pesquisa, percebeu-se que, independente da idade e do tempo em que
uma pessoa fique parcial ou totalmente excluído dos ambientes relativos à sua faixa
etária, sempre é possível conquistar uma vida mais adequada à cultura presente na
nossa sociedade. Assim, é preciso investir no desenvolvimento, seja
individualmente, ou em grupos. Mesmo em ritmo lento, o processo evolutivo é
constante, desde que trabalhado com coerência, persistência e, principalmente,
acreditando nas potencialidades dos educandos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |