O espiritismo como herança francesa no Brasil: a cultura impressa como instrumento transnacional de inserção religiosa
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Data
2021-04-26Primeiro membro da banca
Arribas, Celia da Graça
Segundo membro da banca
Soares, Ana Lorym
Terceiro membro da banca
Santos, João Manuel Casquinha Malaia
Quarto membro da banca
Remedi, José Martinho Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese tem como objetivo demonstrar que o espiritismo se constituiu como uma herança da cultura francesa do Brasil, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no mestrado. Essa herança foi designada através da imprensa espírita e de mediadores culturais franceses que atuavam através de uma intensa rede de relacionamentos. O conjunto documental escolhido é composto por diversos periódicos internacionais espíritas, para analisar como eles definiram quem eram e o que estavam constituindo; podendo servir futuramente para pesquisadores interessados na temática. Os autores teórico-metodológicos utilizados são: Norbert Elias, Roger Chartier, John Monroe, Laurence Bardin e Umberto Eco. Nossa análise pautou-se na concepção temporal-relacional de Norbert Elias e no conceito de Longa duranção de Fernad Braudel. A partir da análise e descrição dos periódicos, compomos um cenário internacional de atuação de várias vertentes do espiritismo, que atuaram na configuração das suas práticas a partir de contextos específicos. Destacamos características de um espiritismo kardecista francês, vigente durante os anos finais do século XIX e início do século XX; um espiritismo kardecista brasileiro, que passou a se estruturar a partir da segunda metade do século XX, delineando o espiritismo internacionalmente; além de um espiritismo espiritualista com várias opções de prioridades, de acordo com cada país. Consideramos que a inserção do espiritismo no campo religioso brasileiro só foi possível pela existência de três elementos: a forte influência da cultura francesa no Brasil do século XIX; os agentes/imigrantes franceses; e a rede de relacionamentos estabelecida pela imprensa espírita. Concluímos que o espiritismo kardecista brasileiro pode ser considerado como uma face religiosa das diversas heranças culturais deixadas pela presença francesa no Brasil. Esse espiritismo a partir do Brasil marca o tom do movimento espírita internacional atualmente, havendo, por assim dizer, uma herança às avessas.
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