O ensino de História nas séries finais do ensino fundamental: história local e memória
Visualizar/ Abrir
Data
2021-11-04Primeiro membro da banca
Mourad, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira
Segundo membro da banca
Vargas, Jonas Moreira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de um produto, que neste caso é um material paradidático, para ser aplicado em sala de aula com os alunos e também venha a ser ofertado a outros docentes que tenham interesse. As questões problemas que orientaram a pesquisa foram - Por que então realizar um estudo sobre o bairro e sobre a escola? O que se pretende construir a partir dessa pesquisa sobre esses locais? A história local apresenta-se como ponto de partida para a aprendizagem histórica e leva a um entendimento de processos históricos mais longos. A pesquisa está centrada no bairro Itararé, município de Santa Maria, que teve seu desenvolvimento e decadência atrelado ao crescimento e queda do sistema ferroviário do século XX. Isso faz com que o bairro seja um museu a céu aberto, pois o conjunto arquitetônico que encontramos no local nos diz muito acerca da importância que o bairro teve no desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Dessa forma o estudo da história local apresenta-se como um momento de reflexão crítica acerca da realidade social e, principalmente, como referência para o processo de formação das identidades dos sujeitos e de seus grupos sociais. A proposta é de ajudar na qualificação dos professores de história. O produto apresentado na investigação foi uma Sequência Didática (SD) para o ensino de história local no ensino fundamental. A temática das sequências didáticas vem ganhando importância nos estudos educacionais, especialmente diante das denominadas metodologias ativas que ocupam-se do protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. As atividades concebidas na SD foram parcialmente implementadas, em decorrência da pandemia de Covid-19 que impediu a realização das atividades propostas, de sorte que ainda nos resta aplicá-la na sua totalidade a fim de verificarmos a efetividade da mesma no que diz respeito ao ensino/aprendizagem de história local, sendo que os resultados dessa atividade poderão ser discutidos em trabalhos futuros.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
História II
Machado, Odilon Kieling; Machado, Patrícia Fabiane Nanthal (2018)Apresentamos o livro de História II , organizado em quatro unidades e suas respectivas subunidades, dentro da disciplina de História II . Estudaremos inicialmente As Constituições dos Estados Nacionais, ainda durante a ... -
História(s) em Tempos de Crise: Possibilidades e Perspectivas
Oliveira, Pedro Vieira Marques de; Schio, Jordana Eccel; Freitas, Thuyla Azambuja de; Vargas, Victoria Brum; Gonçalves, Patrik Madruga; Husein, Vitória Miron; Trindade Junior, Ramiro Paim; Keller, Kevenn Werney; Quinzani, Rafael Fiedoruk; Reolon, Gabriel; Rodrigues, Mateus de Moura; Faccin, Débora; Ponte, Francisco Cenci Dal; Martinelli, Veronica Vieira; Faria, Simone Gomes de; Senna, Adriana Kivanski de; Moch, Vitória Ulinoski; Gomes, Pedro Leal; Sayão, Moises Nunes; Pereira, Dandara Perlin; Rubin, Luiza Batú; Cezne, Andrea Nárriman; Visentini, Íngrid Schmidt; Fernandes, Fernanda Sena; Fabris, Tailiny Femi; Pause, Henrique Hamester; Cezne, Andrea Nárriman; Crestani, Pillar Cornelli; Juriatti, Tamara; Neumann, Guilherme Rigo; Piassini, Carlos Eduardo; Schmitt, Gabriela; Minuzzi, João Davi Oliveira; Silva, Yuri Batista da; Sausen, João Vitor; Barbosa, Higor Xavier; Machado, Lucas Soares; Oliveira, Rodrigo dos Santos; Oliveira, Elias Cósta de; Silveira, Eduardo Bortolotti; Bortoluzzi, Luzia Zimmermann; Prestes, Richard Nozário da Silva; Costa, Matheus Donay da; Costa, Eduardo Santos; Rodrigues, Chermaine; Costa, Leandro Braz da; Silva, Camila de Almeida; Ramos, Tauani Bisognin; Brito, Luciana Souza de; Penha, Murilo de Melo; Faccin, Mayara; Oliveira, Matheus Medeiros de; Pereira, Roberta Avila; Quinzani, Rafael Fiedoruk; Santo, Vitor Vinicius Dias do Espírito; Squio, Luigi Bertoldo; Orquen, Carolina; Marques, Tiago Soares; Cicconet, Angélica; Werner, Angela Patrícia Amaral; Martins, Cyro Porto; Rigue, Fernanda Monteiro; Feltrin, Tascieli; Veiga, Adriana Moreira da Rocha; Alves, Viviane Siqueira; Lottermann, Luiz Alfredo Fernandes; Santos, Marcos Alesandro Neves dos; Rossato, Monica; Krum, Jayme Rodrigues; Rohr, Gabriel Gollmann; Sônego, Aline; Pedroso, Guilherme Vargas; Rodrigues, Luiz Fernando dos Santos da Silva; Silveira, Amanda; Pedroso, Guilherme; Oliveira, Franciele; Anhanha, Taiane; Faria, Simone Gomes de; Senna, Adriana Kivanski de; Santos, Heloísa dos (2020)O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão em História da UFSM é organizado pelos(as) estudantes de graduação dos cursos de História (Licenciatura e Bacharelado) vinculados aos Grupos de Estudo, Pesquisa e Programas de ... -
A formação docente continuada para datas comemorativas
Linhares, Aline Martins (2018-12-21)O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa Maria visa através da formulação ...