Mostrar registro simples

dc.creatorLeal, Leonardo Rodrigues
dc.date.accessioned2022-05-24T14:28:26Z
dc.date.available2022-05-24T14:28:26Z
dc.date.issued2021-11-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24439
dc.description.abstractThe main objective of this work is to create a product, which in this case is a paradidactic material, to be applied in the classroom with students and also to be offered to other teachers who are interested. The problem questions that guided the research were - Why then carry out a study on the neighborhood and the school? What do you intend to build from this research on these places? Local history presents itself as a starting point for historical learning and leads to an understanding of longer historical processes. The research is centered on the Itararé neighborhood, municipality of Santa Maria, which had its development and decay linked to the growth and fall of the 20th century railway system. This makes the neighborhood an open-air museum, as the architectural ensemble we find in the place tells us a lot about the importance that the neighborhood had in the development of the city of Santa Maria. In this way, the study of local history presents itself as a moment of critical reflection about the social reality and, mainly, as a reference for the process of formation of the identities of the subjects and their social groups. The proposal is to help in the qualification of history teachers. The product presented in the investigation was a Didactic Sequence (SD) for teaching local history in elementary school. The theme of didactic sequences has been gaining importance in educational studies, especially in view of the so-called active methodologies that deal with the role of students in the learning process. The activities conceived in the SD were partially implemented, as a result of the Covid-19 pandemic that prevented the proposed activities from being carried out, so that we still have to apply it in its entirety in order to verify its effectiveness with regard to the teaching/learning local history, and the results of this activity can be discussed in future works.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProf históriapor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectProfessor historyeng
dc.subjectLocal historyeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectFollowing teachingeng
dc.titleO ensino de História nas séries finais do ensino fundamental: história local e memóriapor
dc.title.alternativeTeaching History in the final grades of elementary school: local history and memoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal a criação de um produto, que neste caso é um material paradidático, para ser aplicado em sala de aula com os alunos e também venha a ser ofertado a outros docentes que tenham interesse. As questões problemas que orientaram a pesquisa foram - Por que então realizar um estudo sobre o bairro e sobre a escola? O que se pretende construir a partir dessa pesquisa sobre esses locais? A história local apresenta-se como ponto de partida para a aprendizagem histórica e leva a um entendimento de processos históricos mais longos. A pesquisa está centrada no bairro Itararé, município de Santa Maria, que teve seu desenvolvimento e decadência atrelado ao crescimento e queda do sistema ferroviário do século XX. Isso faz com que o bairro seja um museu a céu aberto, pois o conjunto arquitetônico que encontramos no local nos diz muito acerca da importância que o bairro teve no desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Dessa forma o estudo da história local apresenta-se como um momento de reflexão crítica acerca da realidade social e, principalmente, como referência para o processo de formação das identidades dos sujeitos e de seus grupos sociais. A proposta é de ajudar na qualificação dos professores de história. O produto apresentado na investigação foi uma Sequência Didática (SD) para o ensino de história local no ensino fundamental. A temática das sequências didáticas vem ganhando importância nos estudos educacionais, especialmente diante das denominadas metodologias ativas que ocupam-se do protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. As atividades concebidas na SD foram parcialmente implementadas, em decorrência da pandemia de Covid-19 que impediu a realização das atividades propostas, de sorte que ainda nos resta aplicá-la na sua totalidade a fim de verificarmos a efetividade da mesma no que diz respeito ao ensino/aprendizagem de história local, sendo que os resultados dessa atividade poderão ser discutidos em trabalhos futuros.por
dc.contributor.advisor1Santos, João Manuel Casquinha Malaia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9724555442252785por
dc.contributor.referee1Mourad, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira
dc.contributor.referee2Vargas, Jonas Moreira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9409320868331420por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International