dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Leidens, Ingrid Rosana Nitsche | |
dc.date.accessioned | 2016-12-30T11:06:34Z | |
dc.date.available | 2016-12-30T11:06:34Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2449 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research had as propose to investigate the importance of the affection in the
learning and in the school managing, knowing that without affective involvement, that
is, interest can not be built without knowledge. The methodological approach of
qualitative character had as procedure the bibliographic research, which shows the
affection as a basis of development and learning, affection and cognition walk
together. In order to have learning the child needs to create affective ties with the
object of the knowledge and the subjects of the learning. This way, the school as a
whole should be a pleasant place for children. The school managing, and all the
involved elements in it, need to be interacting and providing situations of collective
construction, exercising mutual respect. According to it, it is necessary to resolve
conflicts and relate it in the best possible way. The school managing does not decide
anything alone, so the importance of emotional relationships so that everyone can
feel good and build knowledge of a significant way and take joint decisions for
everybody’s welfare. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Contribuições da afetividade na gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Contribution of the affective in school managing | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propôs investigar a importância do afeto na aprendizagem e na
gestão escolar, sabendo-se que sem envolvimento afetivo, isto é, sem interesse não
se constrói conhecimentos. A abordagem metodológica de caráter qualitativo teve
como procedimento a pesquisa bibliográfica, a qual aponta a afetividade como base
do desenvolvimento e da aprendizagem, afetividade e cognição andam juntas. Para
que haja aprendizagem a criança precisa criar laços afetivos com o objeto do saber
e os sujeitos da aprendizagem. Neste sentido, a escola como um todo deve ser um
lugar agradável à criança. A gestão escolar, e todos os elementos envolvidos na
gestão, precisam estar interagindo e proporcionando situações de construção
coletiva, exercitando o respeito mútuo. Neste sentido, procura-se resolver conflitos e
relaciona-se da melhor forma possível. A gestão escolar não decide nada sozinha,
por isso a importância das relações afetivas para que todos se sintam bem e
construam aprendizagens de forma significativa e tomem decisões conjuntas para o
bem de todos | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |