dc.creator | Chaves, Jacira Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2022-05-26T13:40:58Z | |
dc.date.available | 2022-05-26T13:40:58Z | |
dc.date.issued | 2022-03-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24500 | |
dc.description.abstract | The present dissertation developed in the Postgraduate Program in Public
Policies and Educational Management (PPPG) - Professional Master's, at the
Federal University of Santa Maria (UFSM-RS) had as main objective to analyze
the public policies of the municipal education network of Santa Maria /RS in times
of the COVID-19 pandemic, considering the pedagogical aspects of teaching
work during remote teaching, in classes of the 1st literacy cycle. It has also
sought to identify who the public policies of that period established basic
parameters to guarantee the teaching-learning processes, as well understanding
what pedagogical practices were implemented by teachers of the 1st cycle of
literacy during the COVID-19 pandemic and proposing a curator ship with
specific activities for literacy, having as an initial repository, those developed by
teachers from the city's municipal education system of the 1st cycle of literacy
during this pandemic period. It was an implied, documentary research, based on
a qualitative approach that used as a data collection instrument a questionnaire,
with objective and discursive questions, answered by teachers of the first literacy
cycle of the Municipal Education Network of Santa Maria, in addition to survey of
all relevant legislation that supports the study. The data was processed by
Discursive Textual Analysis, a theoretical framework based on authors who deal
with the theme. It was analyzed about three categories, namely: Subjects'
perception of public policies for the pandemic; Pedagogical aspects of teaching
during the pandemic and technological fluency of teachers. The conclusion is
that there is a need for greater investment in equipment and teacher training, so
that teaching and learning can take place effectively. The idealized product will
be the elaboration of a content curation (learning objects/database of alternative
practices) for the first literacy cycle that can be used in distance learning. In this
way, it is expected to contribute to qualifying teaching and learning in the first
literacy cycle of the Municipal Network of Santa Maria, considering the changes
imposed by the pandemic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Curadoria de conteúdos | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Content curation | eng |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.title | Políticas públicas e ensino remoto na alfabetização: uma proposta de curadoria de conteúdos para o município de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Literacy in remote teaching and public policies: content curator proposal for the municipality of Santa Maria | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) - Mestrado Profissional, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), articula-se às pesquisas do
Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade -
INTERFACES/CNPq. Teve como objetivo principal analisar as políticas públicas
da rede municipal de educação de Santa Maria/RS em tempos de pandemia da
COVID-19, considerando os aspectos pedagógicos do trabalho docente durante
o ensino remoto, em turmas do 1ª ciclo de alfabetização. Ainda, procurou-se
identificar como as políticas públicas desse período estabeleceram parâmetros
básicos para garantir os processos de ensino aprendizagem, além de conhecer
quais práticas pedagógicas foram implementadas pelos professores do 1º ciclo
de alfabetização durante a pandemia da COVID-19 e de propor uma curadoria
com atividades específicas para a alfabetização, tendo como repositório inicial,
as desenvolvidas pelos professores do 1º ciclo de alfabetização da rede
municipal de ensino, durante este período. Tratou-se de uma pesquisa
implicada, documental, fundamentada em uma abordagem qualitativa que
utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões
objetivas e discursivas, respondido por professores do primeiro ciclo de
alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, além do
levantamento de toda legislação pertinente que embasa o estudo. Os dados
foram tratados através da Análise Textual Discursiva e o referencial teórico foi
organizado com base em autores/as que versam sobre a temática. Foram
analisadas três categorias, a saber: Percepção dos sujeitos sobre as políticas
públicas para a pandemia; Aspectos pedagógicos do ensino durante a
pandemia e Fluência tecnológica dos professores. Conclui-se que há
necessidade de maior investimento em equipamentos e formação docente, para
que o ensino aprendizagem aconteça de forma efetiva. O produto idealizado foi
a proposição de uma curadoria de conteúdos (objetos de aprendizagem/banco
de dados de práticas alternativas) para o primeiro ciclo de alfabetização que
possa ser utilizado para além do ensino remoto. Desse modo, espera-se
contribuir para qualificar o ensino e a aprendizagem no primeiro ciclo da
alfabetização da Rede Municipal de Santa Maria, considerando as modificações
impostas pela pandemia. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cecchin, Andréa Forgiarini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4684285806758483 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Nogueira, Vanessa dos Santos | |
dc.contributor.referee1 | Madruga , Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.contributor.referee2 | Lunardi, Elisiane Machado | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3169185243521901 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |