Mostrar registro simples

dc.creatorChaves, Jacira Fernandes
dc.date.accessioned2022-05-26T13:40:58Z
dc.date.available2022-05-26T13:40:58Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24500
dc.description.abstractThe present dissertation developed in the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management (PPPG) - Professional Master's, at the Federal University of Santa Maria (UFSM-RS) had as main objective to analyze the public policies of the municipal education network of Santa Maria /RS in times of the COVID-19 pandemic, considering the pedagogical aspects of teaching work during remote teaching, in classes of the 1st literacy cycle. It has also sought to identify who the public policies of that period established basic parameters to guarantee the teaching-learning processes, as well understanding what pedagogical practices were implemented by teachers of the 1st cycle of literacy during the COVID-19 pandemic and proposing a curator ship with specific activities for literacy, having as an initial repository, those developed by teachers from the city's municipal education system of the 1st cycle of literacy during this pandemic period. It was an implied, documentary research, based on a qualitative approach that used as a data collection instrument a questionnaire, with objective and discursive questions, answered by teachers of the first literacy cycle of the Municipal Education Network of Santa Maria, in addition to survey of all relevant legislation that supports the study. The data was processed by Discursive Textual Analysis, a theoretical framework based on authors who deal with the theme. It was analyzed about three categories, namely: Subjects' perception of public policies for the pandemic; Pedagogical aspects of teaching during the pandemic and technological fluency of teachers. The conclusion is that there is a need for greater investment in equipment and teacher training, so that teaching and learning can take place effectively. The idealized product will be the elaboration of a content curation (learning objects/database of alternative practices) for the first literacy cycle that can be used in distance learning. In this way, it is expected to contribute to qualifying teaching and learning in the first literacy cycle of the Municipal Network of Santa Maria, considering the changes imposed by the pandemic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectCuradoria de conteúdospor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectContent curationeng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titlePolíticas públicas e ensino remoto na alfabetização: uma proposta de curadoria de conteúdos para o município de Santa Mariapor
dc.title.alternativeLiteracy in remote teaching and public policies: content curator proposal for the municipality of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), articula-se às pesquisas do Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade - INTERFACES/CNPq. Teve como objetivo principal analisar as políticas públicas da rede municipal de educação de Santa Maria/RS em tempos de pandemia da COVID-19, considerando os aspectos pedagógicos do trabalho docente durante o ensino remoto, em turmas do 1ª ciclo de alfabetização. Ainda, procurou-se identificar como as políticas públicas desse período estabeleceram parâmetros básicos para garantir os processos de ensino aprendizagem, além de conhecer quais práticas pedagógicas foram implementadas pelos professores do 1º ciclo de alfabetização durante a pandemia da COVID-19 e de propor uma curadoria com atividades específicas para a alfabetização, tendo como repositório inicial, as desenvolvidas pelos professores do 1º ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino, durante este período. Tratou-se de uma pesquisa implicada, documental, fundamentada em uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões objetivas e discursivas, respondido por professores do primeiro ciclo de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, além do levantamento de toda legislação pertinente que embasa o estudo. Os dados foram tratados através da Análise Textual Discursiva e o referencial teórico foi organizado com base em autores/as que versam sobre a temática. Foram analisadas três categorias, a saber: Percepção dos sujeitos sobre as políticas públicas para a pandemia; Aspectos pedagógicos do ensino durante a pandemia e Fluência tecnológica dos professores. Conclui-se que há necessidade de maior investimento em equipamentos e formação docente, para que o ensino aprendizagem aconteça de forma efetiva. O produto idealizado foi a proposição de uma curadoria de conteúdos (objetos de aprendizagem/banco de dados de práticas alternativas) para o primeiro ciclo de alfabetização que possa ser utilizado para além do ensino remoto. Desse modo, espera-se contribuir para qualificar o ensino e a aprendizagem no primeiro ciclo da alfabetização da Rede Municipal de Santa Maria, considerando as modificações impostas pela pandemia.por
dc.contributor.advisor1Cecchin, Andréa Forgiarini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4684285806758483por
dc.contributor.advisor-co1Nogueira, Vanessa dos Santos
dc.contributor.referee1Madruga , Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee2Lunardi, Elisiane Machado
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169185243521901por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International