Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Estatística e Modelagem Quantitativa
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Estatística e Modelagem Quantitativa
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação da satisfação dos clientes/anunciantes de um veículo de comunicação sob ótica da análise multivariada

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (493.8Kb)
Data
2007-03-26
Autor
Lírio, Gilvete Silvania Wolff
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Segundo a percepção de algumas teorias, o enforque principal das empresas no âmbito atual é a satisfação do cliente, ou seja, desenvolver produtos ou ofertar serviços que atendam as necessidades e os desejos dos clientes. Esse trabalho procurou avaliar a satisfação dos clientes do Jornal O Mensageiro, localizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, após o recebimento de um determinado serviço. Para isso, procedeuse a elaboração de um questionário, o qual foi dividido em duas partes: a primeira contemplando dados relacionados à empresa, e a segunda parte com perguntas acerca da satisfação do serviço recebido. Inicialmente, procedeu-se ao uso da estatística descritiva, e ao cruzamento entre as variáveis mais significativas na primeira parte do questionário, fornecendo um perfil das empresas anunciantes. Posteriormente, partiu-se para a análise da segunda parte do questionário, onde recorreu-se aos métodos multivariados, dentre eles a Análise Fatorial e a Análise de Componentes Principais, para identificar quais as variáveis de maior relevância estatística mostrado através dos planos fatoriais após a extração das componentes principais.O número de variáveis originais foi composto de 12 variáveis que, após a aplicação dos métodos suplacitados estudou-se apenas 3 variáveis. Após a aplicação dos métodos multivariados pode-se concluir que os clientes do Jornal O Mensageiro escolhem esse veículo de comunicação pelo preço, retorno do investimento e se o anúncio publicado atingiu os objetivos e por fim o atendimento do agente que os atende.Os resultados obtidos serão usados pela empresa para melhorar o atendimento e o desempenho frente aos seus clientes, trazendo, assim, um retorno financeiro em maiores proporções.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2453
Coleções
  • Estatística e Modelagem Quantitativa [89]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.