dc.contributor.advisor | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.creator | Oliveira, Raicha Figueira de | |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T11:28:11Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T11:28:11Z | |
dc.date.issued | 2022-02-15 | |
dc.date.submitted | 2022-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24548 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciada em Educação Especial. | por |
dc.description.abstract | The present work seeks to understand the historical movements related to gender, racism, inequality and disability, as well as analyzing normative documents concerning the Rights of Persons with Disabilities provided for in the Federal Constitution of 1988 and other legislation on the subject, in particular, the regulations developed by the Federal University of Santa Maria (UFSM) for the inclusion and permanence of black women with disabilities. For the development of the research, research method,it was used as qualitative Creswell's and descriptive, having procedure the analysis of normative documents and a technique of bibliographic research as a literature was carried out. In this sense, Resolution nº 002/2018 and Resolution nº 064/2021 approved by UFSM stood out. Thus, it is clear that with regard to Resolution nº 002/2018, which regulated the Program of Affirmative Actions for Racial and Social Inclusion, is of relevance, as it implements actions together with different sectors of the institution, in order to guarantee and provide conditions of access and permanence for students, coming from social groups that were historically marked by segregation and marginalization in Brazilian society, which includes black women with disabilities. On the other hand, with regard to Resolution nº 064/2021, which implemented the Gender Equality Policy, there is a lack of questions specifically aimed at black women with disabilities. Therefore, it is stated that both resolutions have such richness to guarantee and provide access and permanence of students. However, Resolution nº 064/2021 needs to have a more attentive and careful look at the intersectionality between the categories of: gender, race and condition, so that, in fact, it can meet and consider all specific needs presented by cultural diversity, enabling therefore, the realization of an increasingly inclusive university. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mulheres negras com deficiência | por |
dc.subject | Inclusão educacional | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Ações afirmativas | por |
dc.title | Mulheres negras com deficiência na educação superior: o processo de inserção e permanência na UFSM | por |
dc.title.alternative | Black women disabilities in higher education: the process of insertion and permanence at UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial - Licenciatura plena | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca compreender os movimentos históricos relacionados a
gênero, racismo, desigualdade e deficiência, bem como analisar documentos
normativos referentes aos Direitos de Pessoas com Deficiência previstos na
Constituição Federal de 1988 e demais legislações sobre o tema, em especial, as
normativas desenvolvidas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para
inclusão e permanência de mulheres negras com deficiência. Para desenvolvimento
da pesquisa, utilizou a como método de pesquisa qualitativa de Creswell e descritivo,
tendo como procedimento a análise de documentos normativos e a técnica de
pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma revisão de literatura. Nesse sentindo,
destacaram-se a Resolução nº 002/2018 e a Resolução nº 064/2021 aprovadas pela
UFSM. Assim, percebe-se que no que se refere à Resolução nº 002/2018, que
regulamentou o Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social, é de
relevância, visto que implementa ações em conjunto com diferentes setores da
instituição, com a finalidade de garantir e fornecer condições de acesso e
permanência para estudantes, advindos de grupos sociais que foram marcados
historicamente pela segregação e marginalização na sociedade brasileira, o que inclui
as mulheres negras com deficiência. Por outro lado, no que diz respeito à Resolução
nº 064/2021, que implementou a Política de Igualdade de Gênero, nota-se a ausência
de questões direcionadas especificamente às mulheres negras com deficiência. Assim
sendo, afirma-se que ambas resoluções possuem tamanha riqueza para garantia e
fornecimento de acesso e permanência dos estudantes. No entanto, a Resolução nº
064/2021 necessita ter um olhar mais atento e cuidadoso para a interseccionalidade
entre as categorias de: gênero, raça e condição, para que, de fato, consiga atender e
considerar todas necessidades específicas apresentadas pela diversidade cultural,
viabilizando então, a efetivação de uma universidade cada vez mais inclusiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |