Músicas infantis como instrumento facilitador para o aprendizado da Libras por crianças ouvintes
Resumen
A presente pesquisa é oriunda do Projeto de Extensão: Grupo Mãos Bilíngues, desenvolvido no
Centro de Educação pelo Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de
Santa Maria/UFSM/RS. Originou-se também da experiência realizada na disciplina: Estágio
Supervisionado/Surdez, do Curso de Educação Especial diurno. A prática pedagógica foi
realizada na EMEF Aracy Barreto Sacchis, no segundo semestre letivo de 2017. A ideia e
escolha pela temática surgiu da prática, tanto do projeto quanto do estágio, resultando neste
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Tem como objetivo principal introduzir a Língua
Brasileira de Sinais – Libras, para crianças ouvintes dos anos iniciais de duas escolas públicas
de Santa Maria. Quanto ao problema de pesquisa questiona-se: as glosas de canções
infantis são instrumentos que facilitam o aprendizado da Libras por crianças ouvintes dos anos
iniciais de escolas públicas de Santa Maria - RS? Quanto à metodologia trata-se de uma
investigação quanti-qualitativa do tipo descritiva. A pesquisa foi realizada em duas escolas ( A e
B) municipais públicas de Santa Maria - RS. Participaram vinte e três (23) crianças da escola A
– do nível da pré-escola e, vinte (20) crianças da escola B - do primeiro ano do Ensino
Fundamental. Como sujeitos de pesquisa envolveram-se cinco (5) crianças de cada escola,
totalizando dez (10) participantes. Ao término deste trabalho percebe-se que as crianças
ouvintes que participaram da pesquisa despertaram interesse em aprender a Libras. Os
resultados indicam que a música é uma ferramenta possível que proporciona a aprendizagem
da língua de sinais por crianças ouvintes e, que a memória auditiva é um dos recursos usados
nesse processo para sedimentar o aprendizado em longo prazo. Face a isso, evidencia-se a
importância de dar continuidade ao aprendizado da Libras, no sentido de ampliar e aprofundar
a língua gestual visual das crianças ouvintes das duas (2) escolas.