Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria-RS
Abstract
Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma das áreas de atuação é condição para obtenção do grau de Licenciada em Educação Especial. Esta temática surgiu, a partir de alguns questionamentos da autora deste trabalho, durante o tempo em que foi moradora da Casa do Estudante Universitário II – CEU
II. Como objetivo central investiga a experiência comunicativa, interativa e de convivência entre estudantes surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da CEU II e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Para o recolhimento de dados e instrumento de pesquisa deste estudo, optou-se por um questionário elaborado com onze perguntas que visaram em suas questões investigar a experiência comunicativa, interativa e de convivência entre estudantes surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da CEU II e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Como referência bibliográfica, legislações (internas da CEU II, nacionais e voltadas aos alunos com baixa renda da UFSM) voltadas às experiências interativas/comunicativas dos sujeitos deste estudo. Os dados foram coletados a partir da vivência de três sujeitos surdos/deficientes auditivos – dois deficientes auditivos e um surdo – que enfrentam o cotidiano como moradores de um espaço onde há predominância de pessoas ouvintes. Os resultados revelam que os sujeitos passam por dificuldades interativas/comunicativas subjetivas a cada alteridade, mesmo que dois deles utilizam como modalidade de comunicação a oralidade e o sujeito que também se comunica por Libras enfrenta obstáculos linguísticos e falta de intérpretes nos espaços deliberativos e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM.