dc.contributor.advisor | Pavão, Ana Cláudia Oliveira | |
dc.creator | Serafim, Gisele | |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T11:31:09Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T11:31:09Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24555 | |
dc.description.abstract | Since the implementation of the National Policy on Special Education, the Inclusive education has pointed to the need to use new resources and methodologies for the stimulation, development and learning of the students, the target public of the policy. On this sense, for these included students to succeed in school development, it is necessary for them to be stimulated. Among the ways, in terms of resource, that can help them in this process is the use of applications available on smartphones and tablets. Thus, this research aims to analyze the extent to which an application for literacy aids in the stimulation and cognitive development of a student with intellectual disability in early childhood education. The research has a qualitative approach, with exploratory objectives and a methodological procedure of participant research. The subject is a student of early childhood education with a diagnosis of intellectual disability. The research instrument was the field diary, in which the results of the student's use of the mobile alphabet and an application on the tablet were observed. From the discussion of the results and data analysis it is possible to conclude that the student responded to the interactions in less time with the use of the application and that the application, by providing interaction and possessing innovative and playful characteristics, offers more stimulation than conventional materials. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aplicativos | por |
dc.subject | Estimulação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.title | A utilização de aplicativos como estímulo à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | A educação inclusiva, a partir da implantação da Política Nacional de Educação Especial, tem apontado para a necessidade de utilização de novos recursos e metodologias para o estímulo, desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, público alvo da política. Nesse sentido, para que esses alunos incluídos tenham êxito no desenvolvimento escolar, é necessário que sejam estimulados. Entre as formas que podem auxiliá-los nesse processo, em termos de recurso, é a utilização de aplicativos disponibilizados em smartphone e tablet. Desse modo essa pesquisa tem como objetivo analisar em que medida um aplicativo para alfabetização auxilia na estimulação e desenvolvimento cognitivo de um aluno com deficiência intelectual, na educação infantil. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimento metodológico de pesquisa participante. O sujeito é um aluno da educação infantil, com diagnóstico de deficiência intelectual. O instrumento de pesquisa foi o diário de campo, no qual se observou os resultados da utilização do aluno com o alfabeto móvel e com um aplicativo, no tablet. A partir da discussão dos resultados e análise dos dados é possível concluir que o aluno respondeu às interações em menos tempo com o uso do aplicativo e, que o aplicativo, por proporcionar interação e possuir características inovadoras e lúdicas, oferece mais estimulação do que materiais convencionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |