O processo avaliativo de alunos com e sem diagnóstico de deficiência
Abstract
O objetivo dessa pesquisa constitui-se em compreender o processo de avaliação realizado pelo professor de Educação Especial do aluno com deficiência, e quais estratégias são utilizadas para tal.Para realizar esta pesquisa foram utilizadas entrevistas como instrumentos de coleta de informações edadosque foram analisados após a transcrição das mesmas. A entrevista realizada foi a semi estruturada que permite a conversa flexível e adaptada pelo pesquisador sem seguir totalmente uma mesma direção. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Especial que atuam nas escolas municipais de Santa Maria. Os participantes foram entrevistados e responderam algumas questões esclarecedoras sobre a avaliação dos alunos. Foram elencadas quatro categorias para análise da pesquisa, sendo elas, o processo avaliativo dos alunos, as estratégias metodológicas de avaliação do professor de Educação Especial, o atendimento de alunos sem diagnóstico de deficiência e a relação entre as avaliações. Levando em consideração os argumentos apresentados, entende-se que avaliar o nível de conhecimento, as habilidades e dificuldades individuais relacionados à aprendizagem são de grande valia, pois estas são fundamentais para realização de adaptaçõesno processo de ensino aprendizagem dos alunos. Como resultado das análises foi possível identificar que as modalidades de avaliações devem ser realizadas juntas, para obtermos maiores resultados.