Educação de jovens e adultos: o aluno com deficiência intelectual e a prática do professor de educação especial
Resumen
Este trabalho apresenta um estudo sobre a prática do professor de Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os alunos com deficiência intelectual. A pesquisa parte de elementos identificados nos textos que foram selecionados para esse estudo e que estão organizados em três capítulos. O primeiro capítulo refere-se à dados do IBGE e legislações sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e a EJA. O segundo capítulo conduz uma discussão sobre as narrativas e concepções que se referem ao aluno com deficiência intelectual e que influenciam nas práticas dos professores quando se trata de alunos da EJA. O terceiro capítulo direciona-se especificamente às práticas dos professores de Educação Especial, trazendo problemáticas relativas aos planejamentos na EJA. Por fim, é trazido um último capítulo que resulta em sugestões pessoais, de aspectos que podem ser incorporados nas práticas dos professores de Educação Especial da Educação de Jovens e Adultos, especialmente para os alunos com deficiência intelectual. A abordagem metodológica deste trabalho consiste em um estudo bibliográfico de interpretação qualitativa. A sua fundamentação teórica está baseada em autores como Freire (1990), Vygotsky (1988) e Skliar (2006), entre outros que constam nas referências deste trabalho. Como resultado geral desta pesquisa tem-se que as práticas dos Educadores Especiais da EJA precisam ser reavaliadas para que haja maior congruência delas em relação à modalidade. Além disso, conclui-se que os estudos na área da Educação de Jovens e Adultos, em particular vinculado à área da Educação Especial, ainda são escassos e precisam receber maior foco das pesquisas.