O papel dos gestores escolares frente aos conflitos educacionais na relação pedagógica
Fecha
2007-12-21Autor
Lorenzoni, Rosilãne de Lourenço
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Esta pesquisa é resultado de um trabalho de monografia. O objetivo foi
investigar como os gestores escolares compreendem os conflitos que surgem na
relação pedagógica, suas causas, conseqüências e possíveis alternativas para
resolução dos mesmos.A base teórica está fundamentada em autores como:
Vinyamata (2005), Sastre e Moreno (2002), De Vries e Zan (1998), Luce e
Medeiros (2006) e outros. Os dados coletados foram compreendidos e
interpretados dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa. O tipo de
pesquisa foi um estudo de caso, realizado em uma escola pública de periferia do
sistema municipal de ensino. O instrumento de coleta de dados foi: o questionário,
aplicado aos gestores escolares. Foi possível constatar que, segundo os autores
estudados e de acordo com as respostas do questionário aplicado aos gestores
de uma determinada escola pública, os conflitos educacionais fazem parte do
cotidiano escolar e que as soluções para resolução dos mesmos devem ser
encontradas pelos envolvidos nos conflitos, a fim de que os mesmos não voltem a
acontecer.Nesse sentido, considera-se prioritário aos gestores escolares,
responsáveis por toda dinâmica da ação educativa, trabalhar com uma gestão
democrática, na qual o projeto político-pedagógico seja elaborado e construído
através da participação de toda comunidade escolar, contribuindo para que a
escola ofereça um ensino de qualidade e juntos busquem resolver os conflitos que
surgem no ambiente escolar. Assim chegaremos a uma educação verdadeiramente
comprometida em atender as necessidades e anseios dos alunos, de forma a
conscientizá-los da importância de se tornarem cidadãos críticos, criativos,
responsáveis e capazes de interferir na realidade buscando uma sociedade mais
justa, mais humana, mais democrática e mais igualitária e uma práxis educativa
comprometida com a formação da cidadania e com a resolução dos conflitos.
Colecciones
- História do Brasil [58]