Corpo, gênero e sexualidade: um diálogo com as professoras dos anos iniciais
Resumo
O presente trabalho buscou discutir os temas corpo, gênero, sexualidade e coeducação juntamente com as docentes dos anos iniciais de ensino de uma escola estadual de Santa Maria - RS. A pesquisa procurou saber qual o conhecimento das docentes acerca dos temas corpo, gênero, sexualidade e coeducação? E de que maneira é possível discutir essas temáticas de forma a contribuir na prática pedagógica das docentes com vista a um ensino coeducativo? A partir destes questionamentos o estudo objetivou problematizar as representações de corpo, gênero, sexualidade e coeducação nas aulas de educação física junto às docentes. Caracterizada como qualitativa, a presente investigação fez uso de um questionário semiestruturado e uma oficina como forma de obtenção dos dados que posteriormente foram analisados com base no referencial teórico adotado por nós. Para a realização das oficinas, primeiramente tomamos como base as respostas dos questionários, a partir de então, realizamos um encontro por mês para discussão dos temas, totalizando quatro encontros entre os meses de abril a julho de 2012. Os resultados apontam que a maioria das professoras demonstrou ter algum conhecimento acerca dos temas, mesmo que sua formação inicial não tenha oportunizado um aprofundamento capaz de garantir às docentes a segurança para abordar os temas com qualidade nas salas de aula. Contudo, destacamos a importância desses assuntos estarem presentes na educação básica, não de maneira isolada e esporádica, mas sim constituinte do currículo escolar.