Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrondani, Gilberto
dc.creatorLermen, Roberto
dc.date.accessioned2017-01-03T12:03:41Z
dc.date.available2017-01-03T12:03:41Z
dc.date.issued2005-07
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2467
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Especialização em Controladoria, RS, 2005.por
dc.description.abstractIn a environment where the changes are continuous, the survival of companies returned complex and hardly. The success of the companies is related with a competitive strategy, wich depends of the viability of implementation, and the way that a companie manage the enterprise resourcing planning system. However, a good strategy is not enough to achieve a success position in the market, its necessary the knowledge how execute the strategy using the tools that provide the indicators to measure the accomplishment of the companie. This article introduce an approach about the strategic process, starting with a short historic about the strategy evolution, go by planning strategy and competitive strategy, where finally bring the Balanced Scorecard, a tool that manages the companie by strategic indicators, it translate the vision and the objectives of the companie in a several of financial indicators and non financial indicators, well founded over four distinct perspective, they are: financial perspective, client perspective, inside process perspective and learning and development perspective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBalance Scorecardpor
dc.subjectEstratégia competitivapor
dc.subjectIndicadores financeirospor
dc.subjectIndicadores não financeirospor
dc.titleGestão estratégica e uso do Balanced Scorecardpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationControladoriapor
dc.description.resumoEm um ambiente onde o processo de mudança é contínuo, a sobrevivência das empresas tornou-se uma tarefa complexa e difícil. A continuidade dos negócios está associada à implementação de uma estratégia competitiva, que depende fundamentalmente da viabilidade de sua implementação, e da forma como a organização desenvolve seus sistemas de informações gerenciais. Porém utilizar-se de estratégias bem fundamentadas, não basta para obter sucesso, é necessário saber executá-las e usar de ferramentas que forneçam meios para medir o seu desempenho. Este artigo faz uma abordagem sobre o processo estratégico, iniciando com um breve histórico da questão estratégica, passando para conceitos de planejamento estratégico e estratégia competitiva, onde finalmente traz o Balanced Scorecard como meio de gestão por indicadores estratégicos, uma ferramenta que traduz a visão da empresa e seus objetivos em uma série de indicadores financeiros e não-financeiros, alicerçados sobre quatro perspectivas distintas que são: a perspectiva financeira, a perspectiva do cliente, a perspectiva de processos internos e a perspectiva de aprendizado e crescimento.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Controladoria [48]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Controladoria

Mostrar registro simples