• Uma análise comparativa entre a lei de licitações e a lei do pregão 

      Bavaresco, Alessandra Daniela (2005-08)
      O presente artigo abordou um comparativo sobre as licitações públicas, em especial a Lei das Licitações e a Lei do Pregão. A Lei do Pregão com abrangência limitada, exclui de suas aquisições/contratações as obras, locações ...
    • Análise da departamentalização em uma empresa hospitalar: um estudo de caso 

      Beltrame, Luciane Dambrósio (2004)
      O presente artigo condensa uma abordagem da contabilidade de custos, ressaltando sua importância e a apuração de custos em uma empresa hospitalar, dando um enfoque especial à técnica da departamentalização. Este trabalho ...
    • Água – bem maior da humanidade 

      Oliveira, Evandro José Alves de (2005-08-05)
      Nesse estudo, referente à água: bem maior da humanidade, procurouse enfatizar os assuntos relacionados a esse recurso, os quais são considerados de relevante importância à humanidade, essencialmente no que concerne à ...
    • Como a implantação da qualidade pode beneficiar no controle de custos de uma empresa 

      Bevilacqua, Fernanda Franz (2005)
      A preocupação com a qualidade está deixando rapidamente de ser um diferencial, uma opção, para se tornar um imperativo, um pré-requisito básico para a sobrevivência e a continuidade das organizações no mundo moderno. ...
    • A controladoria em instituições hospitalares 

      Costenaro, Antonio Cezar Noronha (2005)
      O constante aumento da complexidade material e tecnológica instigou nas organizações a necessidade criação do serviço de controladoria, o qual controla, verifica e avalia as informações pertinentes ao desenvolvimento ...
    • Controle interno nas organizações 

      Hickmann, Jorge Fernando (2005-08)
      Na organização, para que os controles internos sejam eficazes, é necessário que todos os elementos que compõe a estrutura organizacional estejam presentes e funcionando adequadamente em relação aos objetivos de negócios ...
    • Controle interno: uma importante ferramenta para o gestor público 

      Costa, Jair José da (2005-08)
      O momento atual, de escassos recursos e de uma cobrança cada vez maior da sociedade, exige dos administradores públicos elevada preocupação e, com isso, torna-se eminente à existência de maior controle nas entidades que ...
    • Controles de gestão: um estudo teórico 

      Balbinot, Edemar Luiz (2005)
      O aumento da competição empresarial faz com que as empresas busquem se adequar ao dinâmico ambiente de negócios. A busca da continuidade das atividades das empresas requer, cada vez mais, ações administrativas eficazes ...
    • Fluxo de caixa sua importância e aplicação nas empresas 

      Friedrich, João (2005-07)
      Ao realizar este trabalho, procurar-se-á demonstrar a real importância do Fluxo de Caixa, no dia-a-dia da empresas. Através de um estudo, que passou inicialmente por uma revisão bibliográfica, onde os conceitos sobre fluxo ...
    • Gestão estratégica e uso do Balanced Scorecard 

      Lermen, Roberto (2005-07)
      Em um ambiente onde o processo de mudança é contínuo, a sobrevivência das empresas tornou-se uma tarefa complexa e difícil. A continuidade dos negócios está associada à implementação de uma estratégia competitiva, que ...
    • O homem que pensava: o futuro do planejamento estratégico 

      Flores, Gerson Ribeiro (2006-01-26)
      Este artigo trata da questão do planejamento estratégico, com o objetivo de propor uma reflexão sobre o futuro do planejamento a partir de sua contextualização no passado e presente, considerando duas variáveis de maneira ...
    • A identificação e mensuração dos custos tributários implícitos 

      Corrêa, Alisson Corrêa (2005)
      A origem dos tributos é muito antiga. A palavra “tributo” vem do latim “tributum”. Diz respeito àquilo que, por dever, se entrega ao Estado. O tributo é cobrado porque ele é o custo do contrato social, da vida em sociedade. ...
    • A importância da administração dos custos de serviços de infra-estrutura no faturamento da empresa 

      Kehler, Éverton César (2004-10-22)
      Em meio à forte competitividade no setor empresarial, torna-se, a cada dia, ainda mais importante a correta administração dos custos dos serviços de infra-estrutura no faturamento das empresas. As áreas de serviços de ...
    • A importância da terceirização na gestão empresarial 

      Kehler, Eli Jacinta Martins (2004-10-22)
      A terceirização vem ocupando espaço de devida importância no cenário mundial. Inovações tecnológicas, urbanização das populações, busca de qualidade nos produtos oferecidos, competitividade e redução de custos contribuem ...
    • A importância das cooperativas de crédito no mercado brasileiro 

      Lima, Juliana Zucheto de (2006)
      Este trabalho apresenta o cooperativismo como uma nova forma viável de trabalho e geração de renda. Procurou-se ressaltar a importância das cooperativas de crédito no mercado brasileiro. Com o surgimento na última década ...
    • A importância de um programa de treinamento no aperfeiçoamento profissional 

      Calil, Sergio (2004)
      O tema abordado é o Treinamento de Pessoal, tendo como objetivo propor uma metodologia para elaboração de um Programa de Treinamento e colocar a importância deste para o desempenho profissional dentro de uma empresa. Na ...
    • A importância dos sistemas de arquivos na qualidade das informações empresarias 

      Flores, Antonio Carlos (2004-06)
      Evidenciar a importância do sistema de arquivo para a qualificação no tratamento das informações empresariais contidas nos mais diversos suportes é a finalidade deste artigo. A avalanche de informações disponibilizadas, ...
    • A liderança servidora aplicada às organizações 

      Piovesan, Télvio Machado (2005-08)
      Este artigo, a partir de análise exploratória, explica que o planejamento estratégico se consolida como premissa do estilo gerencial, atrelado às, então, novas técnicas de gestão estratégica, em meados da década de 1980; ...
    • Marketing de relacionamento: oportunidade para desenvolvimento e crescimento contínuo no setor financeiro 

      Braido, Quelen Ermelinda (2004-07)
      O marketing de relacionamento é um diferencial competitivo que as empresas e o setor financeiro estão buscando para liderar mercados.Consiste não somente em atrair novos clientes, mas em reter os já existentes, ou seja, ...
    • Métodos de custeio: aplicação do ABC em uma empresa prestadora de serviços assistenciais 

      Link, Gabriela Pavani (2005)
      As empresas estão continuamente a procura de melhorias no processo decisório. Para isso, a implementação de um sistema de custos é fundamental para a continuidade da organização nos dias de hoje. Com a competitividade e ...