Estratégias discursivas e produção de sentido na comunicação política de Jair Bolsonaro na rede social Twitter durante a campanha eleitoral de 2018
Abstract
Este trabalho aborda o tema propaganda política na contemporaneidade e se centra na campanha à presidência de Jair Bolsonaro realizada nas redes sociais durante o período eleitoral de 2018. O objetivo principal é saber que estratégias discursivas usadas pelo candidato de direita foram mais eficientes e como elas produziram sentido na recepção. Para tal, analisaremos dez discursos de Bolsonaro e as principais reações a eles na rede social Twitter entre o primeiro e o segundo turno da eleição de 2018 com uma metodologia hibrida: análise do discurso (CHARAUDEAU,2006) e análise de discurso mediado por computador (HERRING,2004,2012). Como aporte teórico nos apoiaremos nos conceitos de pós-verdade (OXFORD ENGLISH DICTIONARY, 2016); fake News (ALLCOTT E GENTZKOW, 2017; TANDOC ET AL ,2018); sociedade em rede (CASTELLS, 1999), biopolítica (FOUCAULT, 1988, 1999; AGAMBEN, 2002); mito (CAMPBELL), humor (BERGSON, 2018), enxame digital (HAN,2018), propaganda política (DOMENACH,1975), discurso (CHARADEAU ,2006; ORLANDI,2016) e produção de sentido (VERÓN 1980). Concluímos a partir de nossa análise que Bolsonaro baseou suas estratégias discursivas em fake News centradas em ódio biopolitico em especial contra gays e pessoas privadas de liberdade e usou também a estratégia do inimigo único, no caso Lula, atacando sem nomeá-lo. Porém o recorte analisado é bastante reduzido e por esta razão não podemos afirmar que toda a campanha do atual presidente teve estas mesmas estratégias.
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