Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos Neto, Luiz Antônio dos
dc.creatorLoureiro, Marta Helena Michelotti
dc.date.accessioned2017-01-11T14:11:51Z
dc.date.available2017-01-11T14:11:51Z
dc.date.issued2009-09-30
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2489
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn this article we discuss the environmental education in the early years of Elementary School, and we reflect about the main means to optimize the teaching-learning process, using new technologies integrated to the ecological education. We showed a contextualization on the education environmental field and the complexity dimensions that the teachers face in their search. We always show the education as a process of articulation, appropriation and reconstruction of knowledge in the formation of citizenship. We recognize the didactic and pedagogical use of different media in the educational process. We highlight the multidisciplinary work, as the Ecological Education should be included in all contents. The study follows proposing activities and educational techniques, helped by the Information and Communication Technologies applied to the education, proper to the age of the early years. In this literature review we concluded that it is necessary to gather additional educational resources, by means of the Information Technology and Communication (ITC), to arouse bigger interest and critical consciousness from students aiming with that a new relationship between mankind and the environment and thus the society transformation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.titleContribuição das tecnologias da informação e da comunicação na educação ambiental dos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeContribution of the information and communication technologies in the ecological education of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNeste artigo, será discutida a Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como se refletirá sobre os principais meios para otimizar o processo ensino-aprendizagem, utilizando-se das novas tecnologias integradas à Educação Ecológica. Apresenta-se uma contextualização no campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas nas buscas do educador. Enfoca-se a educação como processo de articulação, apropriação e reconstrução do conhecimento, na formação da cidadania, sempre se reconhecendo o potencial didático-pedagógico da utilização de diferentes mídias no processo educativo. Destaca-se o trabalho multidisciplinar, já que a Educação Ecológica deve estar inserida em todos os conteúdos. O estudo apresenta propostas e sugestões de atividades e técnicas educativas, com auxílio das Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação (TIC), apropriadas à faixa etária dos anos iniciais. Nesta revisão bibliográfica concluiu-se que há a necessidade de se buscarem mais recursos didáticos através das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC, para despertar maior interesse e a consciência crítica dos alunos, visando a uma nova relação do homem com seu meio ambiente e o comprometimento com a transformação da sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples