dc.contributor.advisor | Glufke, Ronaldo Martins | |
dc.creator | Louzada, Lecir Medianeira | |
dc.date.accessioned | 2017-01-11T14:18:28Z | |
dc.date.available | 2017-01-11T14:18:28Z | |
dc.date.issued | 2009-10-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2490 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This article is now studying the blog feature in classroom activities which caused situations backed
in teaching-learning process. The blogs enriches the knowledge, brings about the building
collaborative knowledge and values the social interaction, through the publication of the students
works made by them and his colleagues, in virtual environment. This work develops a qualitative
research, in the case study kind, investigating five blogs created and maintained by teachers and
students of Basic Education in a public school of Santa Maria, RS. The collected dices were
analyzed by the content analysis method. The conclusions suggest which the investigated blogs
explore the creativity, the interactivity and the collaborative learning, essential for creation and
development of productive and significant work with computer science resources in education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Letramento digital | por |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | por |
dc.title | Blog na sala de aula: ampliando horizontes | por |
dc.title.alternative | Blog in the classroom: expanding horizons | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo estuda o recurso digital blog aplicado nas atividades de sala de aula. O referido
recurso pode oportunizar situações motivadoras do processo ensino-aprendizagem, enriquecer o
conhecimento, promover a construção do saber colaborativo e a interação social, bem como
valorizar os alunos, através da publicação dos trabalhados realizados por eles e seus colegas, no
ambiente virtual. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, sendo
investigados blogs produzidos e mantidos por professores e alunos de Educação Básica de uma
escola pública de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com
base na técnica de análise de conteúdo. As conclusões obtidas apontam que os blogs
investigados exploram a criatividade, a interatividade e a aprendizagem colaborativa,
categorizadas como elementos essenciais para a elaboração e sustentação de um trabalho
produtivo e significativo com recursos de informática aplicados à educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |