Proposta de modelo de avaliação das ações vinculadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo envolvendo a percepção dos beneficiários da Universidade Federal de Santa Maria
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Data
2022-04-19Primeiro membro da banca
Battistella, Luciana Flores
Segundo membro da banca
Marquetto, Matheus Frohlich
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Presente estudo possui como objetivo propor um modelo de avaliação das ações
desenvolvidas pela assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Maria. Para tal,
iniciou-se de uma contextualização teórica sobre políticas públicas, ciclo para formulação das
mesmas, avaliação, apresentou-se o ensino superior no Brasil, as políticas públicas no ensino
superior e detalhar o Plano Nacional Estudantil – PNAES, finalizando com a apresentação de
modelos de avaliação de serviços, bem como modelos já existentes para avaliação do PNAES.
A pesquisa classificou-se como descritiva, com abordagem quantitativa e como estudo de caso.
Primeiramente, para construção do instrumento de pesquisa quantitativa, foi realizada uma
pesquisa e apresentação das ações de assistência estudantil na universidade, o objeto de estudo,
observa-se que as ações abrangem praticamente todas as áreas do PNAES, então baseando-se
nelas e nos modelos de avaliação de serviços e do PNAES elaborou-se um questionário para
coleta de dados, a coleta ocorreu entre novembro de 2021 a janeiro de 2022, sendo respondida
por 362 estudantes da graduação que possuíam matrícula e BSE aprovados até o final do ano
de 2019. Com os dados coletados, foram realizadas análises descritivas, fatoriais e testes de
comparação de média. Na análise fatorial destaca-se que em todos os blocos ocorreram uma
exclusão de questões e que também o número de fatores diminuiu, pois a estrutura inicial
modificou e/ou o fator recebeu questões de outros que acabaram extintos. O único fator que
manteve a estrutura original em todos os blocos foi o que avaliava os objetivos do PNAES,
sendo que esse mesmo fator possui avaliação positiva em todas as ações e também possui
questões com as maiores médias nos blocos que avaliaram as bolsas e/ou auxílios, RU e CEU,
o que indica que, na percepção dos alunos, as ações estão atingindo os objetivos do programa.
Em geral, os estudantes possuem uma boa percepção quanto a qualidade das ações de
assistência estudantil na universidade, sendo os principais achados dos testes de média foram a
diferença de satisfação em alguns fatores dos blocos que avaliaram o RU, CEU, setores
administrativos e as bolsas/auxílios quanto a renda per capta do grupo familiar do estudante,
em que os estudantes com menor renda estão menos satisfeitos do que os com maior renda,
diferenças também quanto as notas dos estudantes nos fatores nos blocos Saúde e CEU onde os
estudantes com maiores médias estão mais satisfeitos do que os com menores, destaca-se que
essas comparações quando utilizadas futuramente na aplicação dos instrumentos de avaliação
poderão auxiliar os gestores na melhoria e adaptação das ações de assistência estudantil.
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