Solo para Clarone (Clarineta) de Ernst Mahle: análise, reflexões e sugestões interpretativas
Resumo
Esta pesquisa concentra-se no Solo para Clarone (Clarineta) – C179 de Ernst Mahle, compositor alemão nascido em 1929 e naturalizado brasileiro em 1962, que tem seu trabalho constantemente associado ao uso de modalismo, melodias folclóricas e cromatismo livre. A obra, escrita originalmente para clarone, está sendo investigada academicamente pela primeira vez e também, não encontraram-se gravações da mesma que utilizassem a clarineta. Deste modo, esta monografia busca identificar quais são as possibilidades interpretativas para a peça e para atingir tal objetivo utiliza-se do método analítico proposto por White (1994), que divide a análise em três níveis: microanálise, análise intermediária e macroanálise; e quatro elementos: ritmo, melodia, harmonia e som. Contemplando quatro capítulos além da introdução e conclusões finais, o segundo capítulo aborda aspectos biográficos do compositor e sua relação com a clarineta; no terceiro capítulo apresenta-se a metodologia empregada, desde o que refere-se a análise até o que relaciona-se com propostas interpretativas; no quarto capítulo são expostas as descobertas advindas da análise; e no quinto capítulo são apresentadas reflexões e sugestões interpretativas desenvolvidas a partir do processo analítico da obra. Verificou-se que a obra corrobora com as associações entre o compositor e o modalismo e também com o uso de cromatismo, mas não apresenta sinais de utilização do folclore. Entende-se que apesar de curta, a obra contém diversas singularidades que abrem espaço para escolhas interpretativas de performers. E por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre obras de Mahle para clarineta, bem como outras associações conceituais possíveis e também para estudos relacionados com interpretação musical.
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