Eleições check: o TikTok como dispositivo de aproximação entre políticos e jovens eleitores na eleição municipal de São Paulo - SP em 2020
Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias argumentativas acionadas pelos candidatos Arthur do Val (PATRIOTA), Guilherme Boulos (PSOL) e Jilmar Tatto (PT) através de vídeos publicados em seus perfis oficiais no aplicativo TikTok durante as eleições municipais da cidade de São Paulo - SP em 2020. Para tanto, utilizou-se o protocolo de análise argumentativa proposto pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Política UFSM/CNPq, coordenado pela Professora Dra em Comunicação Rejane de Oliveira Pozobon e elaborado a partir dos conceitos desenvolvidos por Ruth Amossy (2011; 2016) e Patrick Charaudeau (2011; 2015a; 2015b). Este trabalho abarca, também, as campanhas eleitorais brasileiras a partir de uma perspectiva histórica, sua evolução e suas especificidades no município de São Paulo - SP. O aplicativo de vídeos TikTok é apresentado, bem como seus recursos, usuários e sua utilização para fins políticos. Após a análise, concluiu-se que os candidatos acionaram com maior frequência os argumentos de dramatização, ethos e desqualificação com o objetivo de obter a adesão de seus eleitores. Por fim, verificou-se que os vídeos que tratavam temas políticos através do humor obtiveram maior engajamento entre os usuários sinalizando, assim, novas possibilidades de pesquisa no campo da comunicação política.
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