A representação da mulher negra: uma análise da (in)visibilidade das influencers no YouTube
Resumo
Este projeto visa compreender se as influencers negras Ana Paula Xongani, Gabi Oliveira, Luci Gonçalves, Náthaly Neri, o canal Papo de Preta, Patrícia Ramos e Xan Ravelli, têm relevância e se alcançam visibilidade através da sua representação na plataforma do YouTube. Buscamos analisar a representação e a visibilidade das youtubers, pretendendo: a) identificar como se dá às representações das influencers negras; b) verificar a visibilidade e apontar as principais métricas, como o alcance em visualizações, inscritos, curtidas e comentários; c) ressaltar a importância das mulheres negras na mídia no que se refere aos processos identitários. A investigação da pesquisa é com base no aporte teórico dos Estudos Culturais, com a contribuição do Escosteguy (2001), Maria Cevasco (2003), Stuart Hall (2006), Williams (2003) e Woodward (2000). A análise de dados do engajamento das influencers negras é realizada com inspiração na netnografia. Com a investigação das métricas, que é bem desigual entre as influencers, percebemos que o alcance ainda é uma problemática para mulheres negras. Contudo, é importante destacar que é possível ter visibilidade no YouTube, porém o alcance não é expressivo.
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