Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Maristela da Silva
dc.creatorLara, Giane Schmaedeck
dc.date.accessioned2017-01-12T13:15:45Z
dc.date.available2017-01-12T13:15:45Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2495
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article focuses on studying and researching the relatioship historically established between subject and nature and how this cultural construction influences the pedagogical practice in Physical Education (PE). Under this perspective, this research proposes to comprehend the Physical Education role in the process of Environmenal Education (EE). The Academic Bibliographical References (book, academic articles and monographics) and the observations realized together with the project “Canooeing in School” (“Canoagem na Escola”) have been used as research fiel. The techniques of Bibliographical Review and the participating abservation have been used as base for research source. Considering that some social practices of body culture, as na example the canooeing sport, have a huge potential in sensitiveness of local environment issues, seeking on overcoming persective of these problems we can think about our acting by taking into account the Environmental Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectCanoagempor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectNaturezapor
dc.titlePrática pedagógica em educação física e a educação ambientalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste artigo tem como foco de estudo e pesquisa a relação estabelecida historicamente entre sujeito e natureza e como essa construção cultural influencia a prática pedagógica na Educação Física (EF). Sob essa perspectiva, essa pesquisa propõe-se a compreender o papel da EF no processo de Educação Ambiental (EA). Como campo de pesquisa foram utilizadas referências bibliográficas acadêmicas (livros, artigos acadêmicos e monografias) e observações realizadas junto ao projeto “Canoagem na Escola”. Como base para a fonte de pesquisa foram utilizadas as técnicas de revisão bibliográfica e observação participante. Considerando que algumas práticas sociais da cultura corporal, trazendo como exemplo o esporte canoagem, têm um enorme potencial na sensibilização das questões ambientais locais, visando uma perspectiva superadora destes problemas, podemos pensar nossa atuação levando em conta a EA.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples