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dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorKessler, Ana Emília da Rosa
dc.date.accessioned2022-06-22T12:30:41Z
dc.date.available2022-06-22T12:30:41Z
dc.date.issued2022-04-07
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24987
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe monograph research “Limits and possibilities of adaptations in curricular internships for formations of teachers at online learning” consists in an unfolding of the research “Challenges faced by teachers of Basic and Higher Education for the development of your work in times of pandemic and post-pandemic” (DETRAPAN), which is being realized by the Group of Teaching Research, School and Formation of Teachers (DOCEFORM). It‟s about qualitative research, whose the general theme is curricular internship in education degrees, focusing on the adaptations realized on the curricular internships for the formation at the online learning in degrees of face-toface modalities at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The aim of the research is to understand in what way the realized adaptations at curricular internships for the online work can bring contributions for the education degrees at the face-to-face and/or blended learning. Starting from this goal, we intended to answer the following problem of the research: what formatting limits and possibilities are resulting from curricular adaptations in education degrees for online learning? Based on the understanding of current legislation and established requirements by UFSM for the constructions of Plan of Internships and Practice (PEP) we seek to answer the following questions from the research: 1. How would the definition of the fields of obrigatory curricular internships remain from education degrees?; 2. How did the distribution of workload from curricular internship happen?; 3. How were the interactions and relationship forms with the internship field predicted for the realization in NETWORK?; 4. What orientations were proposed for the contact and insertion of the interns with the schools in the online model?; 5. How were projected the realization of curricular internship in REDE. The information source were the Pedagogic Projects of Course and the Plans of Internship and Practice, of the education degree from the presencial modality of UFSM. As the method, was utilized the documental analisis (FLICK, 2009; GIBBS, 2009), So as to textual analysis were through organized scripts based on defined criterions as from the elaboration of Plans of Internship and Practice for the online work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectCursos de licenciaturapor
dc.subjectEstágio curricular obrigatóriopor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectEducation degreeseng
dc.subjectObrigatory curricular internshipseng
dc.subjectOnline learningeng
dc.titleLimites e possibilidades das adaptações nos estágios curriculares para a formação de professores no ensino remotopor
dc.title.alternativeLimits and possibilities of adaptations in curricular internships for formations of teachers at online learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA pesquisa de monografia “Limites e possibilidades das adaptações nos estágios curriculares para a formação de professores no ensino remoto” consiste em um desdobramento da pesquisa “Desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica e Superior para o desenvolvimento de seu trabalho em tempos de e pós pandemia” (DETRAPAN), que está sendo realizada pelo Grupo de Pesquisa Docência, Escola e Formação de Professores (DOCEFORM). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja temática geral é estágio curricular em cursos de licenciatura, com foco nas adaptações realizadas nos estágios curriculares para a formação no ensino remoto das licenciaturas da modalidade presencial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo da pesquisa é compreender de que forma as adaptações realizadas nos estágios curriculares para o trabalho remoto podem trazer contribuições para os cursos de licenciatura no ensino presencial e/ou híbrido. Partindo desse objetivo, pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: que limites e possibilidades formativas são decorrentes das adaptações curriculares realizadas em cursos de licenciatura para o trabalho remoto? Com base na compreensão das legislações vigentes e dos critérios definidos a partir da elaboração dos Planos de Estágios e Práticas para o trabalho remoto, buscamos responder às seguintes questões de pesquisa: 1. como ficaram definidos os campos de estágio curricular obrigatório nos cursos de licenciatura?; 2. como se deu a distribuição da carga horária de estágio curricular?; 3. como foram previstas as formas de interação e vínculo com o campo de estágio para a realização em REDE?; 4. que orientações foram propostas para o contato e inserção dos estagiários com as escolas no modelo remoto?; 5. como foi prevista a realização do estágio curricular em REDE? As fontes de informação foram os Projetos Pedagógicos de Curso e os Planos de Estágios e Práticas, dos cursos de Licenciatura na modalidade presencial da UFSM. Como método, foi utilizada a análise documental, e a análise textual se deu através de roteiros organizados com base em critérios definidos a partir da elaboração dos Planos de Estágios e Práticas para o trabalho remoto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [293]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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