Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Sarturi, Rosane Carneiro"
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A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Santa Maria: uma análise do auxílio à aquisição de material pedagógico
(2020-08-04)O presente trabalho do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta como temática a assistência estudantil ... -
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
(2015-08-11)A presente dissertação, realizada com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/Brasil, objetiva compreender como os egressos do Curso de Pedagogia, ... -
Matrícula obrigatória na educação infantil: impactos no município de Santa Maria - RS
(2016-08-29)Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2: Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ... -
Critérios multidimensionais da avaliação e suas implicações no processo de reconhecimento de cursos superiores em institutos e universidades federais
(2020-07-20)Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), na linha de pesquisa LP2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Também, ... -
O ensino fundamental no limiar de 2010: repercussões da lei n. 11.274/2006 nos sistemas estadual e municipal de ensino de Erechim/RS
(2011-04-18)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. O estudo teve como objetivo analisar ... -
A infância em uma perspectiva inclusiva: análise sobre as Diretrizes Curriculares de Santa Maria/RS
(2017-08-23)O trabalho aborda as Políticas Públicas para a Educação Infantil na perspectiva inclusiva, com um olhar na legislação de ensino de um município da Associação dos Municípios do Centro do Estado/ Rio Grande do Sul (AMCENTRO/RS). ... -
Base nacional comum curricular e produção de sentidos de educação infantil: entre contextos, disputas e esquecimentos
(2018-07-09)Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada práticas escolares e políticas públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como ... -
Práticas discursivas e BNCC-EI: sobre interfaces de ambiências e experiências numa escola de educação infantil
(2022-06-15)Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
As políticas públicas e os conselhos municipais de educação: em foco o financiamento
(2016-08-29)O presente trabalho trata-se uma pesquisa acadêmica desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa “Práticas Escolares e Políticas ... -
Sistema nacional de avaliação da educação superior: produção de sentidos de qualidade na gestão de licenciaturas da UFSM
(2018-12-13)Essa tese sustenta-se na análise de políticas educacionais, particularmente na política de avaliação da Educação Superior que se desenvolve desde 2004 no Brasil pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ... -
Influências do Sinaes na construção curricular do curso de Pedagogia
(2014-03-27)Este trabalho trata da influência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na reformulação de currículos dos cursos de graduação em Pedagogia em duas instituições públicas federais do Rio Grande do ... -
Políticas públicas para educação infantil: desafios e possibilidades da gestão no contexto da prática pedagógica com bebês
(2023-03-29)Esta dissertação de Mestrado em Educação tem por objetivo geral compreender como os professores de Educação Infantil, de uma escola pública municipal de Educação Infantil do município de Santa Maria, criada a partir do ... -
O sistema Universidade Aberta do Brasil como política de expansão do ensino superior
(2014-03-27)Este trabalho tem como tema o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) enquanto política pública de estímulo para a modalidade de educação a distância (EAD) e expansão do ensino superior público que tem sido amplamente ... -
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e as repercussões nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos egressos do subprojeto Pedagogia/PIBID/UFSM
(2021-08-27)Este estudo apresenta a dissertação vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa LP2 intitulada: “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, e ao Grupo de ... -
Educação infantil, creche e currículo: movimentos e tensões entre o nacional e o local
(2017-08-23)Esta dissertação de mestrado recebeu apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/Brasil e está vinculada ao Grupo de Pesquisa Elos/Cnpq. Insere-se na ... -
Uma viagem de trem pelas infâncias institucionalizadas: percepções das crianças sobre o ensino fundamental
(2022-09-30)Esta tese é um convite para uma viagem de trem, em busca de diálogos com as infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Santa Maria - RS. Este estudo apresentou como objetivo ...