Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

INFLUÊNCIAS DO SINAES NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TREVISAN, MONICA DE SOUZA.pdf (1.256Mb)
Data
2014-03-27
Autor
Trevisan, Mônica de Souza
Primeiro orientador
Sarturi, Rosane Carneiro
Primeiro membro da banca
Machado, Carmen Lucia Bezerra
Segundo membro da banca
Corte, Marilene Gabriel Dalla
Terceiro membro da banca
Búrigo, Carla Cristina Dutra
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho trata da influência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na reformulação de currículos dos cursos de graduação em Pedagogia em duas instituições públicas federais do Rio Grande do Sul. O problema da pesquisa surgiu a partir das reflexões sobre o funcionamento da política de avaliação da educação superior no Brasil, que tem passado por regulamentação constante. Como objetivo geral busca-se compreender quais as influências da avaliação desencadeada pelo SINAES na concepção e reestruturação dos Projetos Pedagógicos de dois cursos de Pedagogia de instituições de ensino superior públicas federais do Rio Grande do Sul. No contexto do SINAES, a avaliação apresenta três pilares: avaliação institucional, avaliação de curso e avaliação de desempenho do estudante, sendo que, para a realização desta pesquisa, optou-se como foco os pilares avaliação de curso e avaliação de desempenho do estudante. A metodologia de enfoque qualitativo utilizou o estudo de casos comparados.Os casos pesquisados foram o curso de Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria e curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal do Pampa, cujos cursos de Pedagogia analisados são reconhecidos e os alunos participam do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). Para a análise dos dados coletados a técnica escolhida foi a análise de conteúdo. Como referencial para o estudo documental, levantou-se a legislação relacionada ao SINAES e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Como referencial teórico recorreu-se aos autores que tratam do tema políticas de avaliação na educação superior brasileira, como Dias Sobrinho (2003) e Ristoff (2011). Observou-se que a avaliação externa gera influências sobre o currículo dos cursos, sobretudo, se for contextualizada por processos de autoavaliação, mas que esta influência ocorre de acordo com cada contexto institucional, muito embora se sobreponha no SINAES a questão da regulação do sistema nacional de educação superior.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7128
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.