Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por programa "Programa de Pós-Graduação em Educação"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 1155
-
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)O tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode ... -
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
(2014-03-24)Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. ... -
Gestão democrática do ensino público: narrativas sobre a escolha do diretor e a constituição do conselho escolar na autonomia da escola
(2012-12-17)O presente trabalho traz uma reflexão sobre o início da Gestão Democrática do Ensino Público no Rio Grande do Sul, destacando o processo de constituição dos Conselhos Escolares e da escolha dos diretores das escolas ... -
Ensino fundamental de nove anos: em busca da legitimação no cotidiano escolar
(2010-03-26)Esta dissertação investiga como são implementadas as políticas públicas no cotidiano de uma escola particular e de uma escola pública estadual de ensino do município de Santa Maria, considerando a ampliação da escolarização ... -
O direito à educação como "ioiô" das políticas que ampliam a obrigatoriedade da educação básica
(2018-03-02)Esta tese de doutorado objetivou analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a legislação que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil, dos 4 aos 17 anos de idade e as ... -
Formação docente, educação ambiental e representações sociais: uma pesquisa com três professores(as) especialistas em educação ambiental
(2007-03-21)Esta pesquisa teve origem a partir de dois fatores: a preocupação profissional com os rumos da Educação Ambiental nas instituições escolares e, um certo mal estar docente gerado pela (in)compreensão, por parte da sociedade ... -
Formação continuada em música: reconstruindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais com professoras unidocentes
(2012-07-27)A presente pesquisa faz parte da linha Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, e integra o grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical (CNPq). A formação musical ... -
Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria
(2007-06-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são ... -
A teoria social do reconhecimento como fenômeno pedagógico: a relação teoria e prática
(2012-04-27)Esta pesquisa propõe refletir a respeito dos saberes teóricos e práticos envolvidos ao longo da formação do pedagogo na Universidade Federal de Santa Maria -- UFSM, buscando compreender, à luz da teoria do reconhecimento ... -
O processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentes
(2002-12-02)Esta dissertação que se insere na linha de pesquisa do Núcleo Temático Educação e Arte, do Programa de Pó-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva contribuir para o entendimento ... -
Processos constitutivos da docência superior: saberes e fazeres de professores de fisioterapia
(2009-07-13)Esta pesquisa insere-se na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e teve como objetivo principal compreender como ocorrem os processos constitutivos ... -
No fluxo da batida: a cultura juvenil do funk circulando em uma escola pública de Santa Maria/RS
(2016-08-30)A presente dissertação pertence ao PPGE/UFSM, situando-se na Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas. A pesquisa realizou uma interface entre estudos sobre Juventudes; Culturas Juvenis; Cultura Escolar; ... -
Caminhos da docência no Instituto Federal Farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica
(2014-01-31)Este estudo tem como tema caminhos da docência no instituto federal farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica, encontrando-se vinculado à Linha de Pesquisa: Formação, ... -
Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo
(2019-07-31)Esta tese foi elaborada no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de ... -
Educação ambiental: ações compartilhadas na escola e na comunidade
(2002-05-27)As atividades aqui relatadas estão conectadas a uma proposta de Educação Ambiental (EA) respaldada teórica e metodologicamente na investigação-ação emancipatória e na concepção Freireana. Na proposta da investigação-ação ... -
Inglês, língua materna e informática na educação infantil: um esforço pela didática interdisciplinar
(2002-05-31)O trabalho investiga as estratégias ao integrar três áreas do conhecimento - língua inglesa, língua materna e informática, na Educação Infantil, no sentido de melhorar as habilidades lingüísticas das crianças multicognoscentes. ... -
Biopolítica e formação: vida, exceção e profanação na educação
(2017-09-05)Este trabalho de análise bibliográfica apresenta o debate sobre biopolítica em seu estágio atual e estabelece linhas de desenvolvimento de suas implicações, pensadas em termos educacionais, considerando, em especial, a ... -
Educação estética e razão comunicativa: um outro da razão ou uma outra racionalidade?
(2007-04-12)O trabalho consiste numa análise bibliográfica e fílmica, que visa um exercício de hermenêutica reconstrutiva das Cartas para uma Educação Estética do Ser Humano, de Schiller, em sua conexão com a racionalidade comunicativa ... -
A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio
(2010-09-06)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual ... -
Pelo caminho do amar: Imaginando outros mundos na Educação Infantil a partir de Humberto Maturana e Ximena Dávila
(2019-07-30)Esta Tese de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Nela parto do ...